dentista
Consultas Odontologia Tratamento

Entenda porque é importante ir ao dentista

Cuidar da saúde da boca é fundamental para quem deseja ter uma vida saudável e qualidade de vida. Engana-se quem pensa que cuidar dos dentes deve ficar para segunda, terceira ou quarta opção.

A boca é uma parte fundamental do corpo não somente por conter o paladar e ser o canal pelo qual nos alimentamos. A boca é importante para a mastigação, pela produção de saliva que atua na quebra de enzimas e está ligada ao trato digestivo.

Doenças que comprometam os dentes, gengiva ou língua podem afetar o funcionamento corporal e bem-estar por meio de dores de cabeça, proliferação de bactérias, surgimento de câncer de boca ou língua, cáries e outras inflamações.

O profissional da saúde que cuida da saúde dos dentes é o dentista. Muitas pessoas têm medo de ir, mas é fundamental procurar as clinicas odontologicas para ter esse atendimento.

Os benefícios dessa busca são evidentes já que:

  • Previve o surgimento de cáries;
  • Consegue verificar se existe algum tumor ou câncer;
  • Trata outros problemas relacionados a dores de cabeça;
  • Consegue atuar na parte estética, melhorando a autoestima.

O dentista consegue orientar sobre como a escovação deve ser feita além de verificar se o paciente está com alguma cárie ou problema na dentição.

O dentista também pode remover dentes que tragam problemas ao paciente, como dores de cabeça e inchaço na face.

Nesse artigo, vamos falar mais sobre alguns procedimentos que são realizados pelos dentistas.

O uso de aparelhos odontológicos por dentista

O uso de aparelho odontológico é um procedimento bastante comum e aceito pela maioria das pessoas. Muitas vezes, os dentes nascem em posições incorretas, de modo a prejudicar a mastigação, causar desgaste nos dentes e ainda, afetar a alimentação do paciente.

Em alguns casos, o uso do aparelho pode ser somente estético, mas em outros, o paciente consegue realmente sentir uma melhora em sua mastigação assim como na redução de dores de cabeça.

Para verificar se o paciente deve ou não utilizar esse aparelho é comum que o dentista recomende um raio x panorâmico odontológico.

Esse raio x consegue ver todos os dentes na boca do paciente, até mesmo os que ainda vão nascer.

Com isso, o dentista consegue verificar se algum dente está “atrapalhando” o outro, ou competindo espaço. Isso afeta a mastigação, pode causar problemas como bruxismo e trazer desgaste aos dentes.

Após o diagnóstico, o paciente utilizará esse aparelho por um tempo médio de 2 anos, mas pode variar a cada caso. No início é comum sentir algumas dores na boca ou na cabeça, pois é uma fase de adaptação.

No caso de machucados ou de realizar outros procedimentos como remoção de dentes, é comum utilizar um porta algodão rolete, pois o mesmo consegue estancar o sangue sem machucar o paciente.

Toda a orientação sobre qual tipo de aparelho odontológico utilizar (se o fixo ou móvel), por quanto tempo e outros procedimentos como remoção de dentes podem ser definidas com o dentista responsável.

Procedimentos estéticos: clareamento dental

Para melhorar a saúde e limpeza dos dentes é comum que as pessoas optem por fazer uma limpeza. Esse procedimento é recomendado a cada seis meses e consiste em uma “escovação” mais profunda por parte do dentista.

No entanto, a limpeza não deixa os dentes mais brancos. Com o passar dos anos e o contato com vários alimentos e sujeiras, os dentes vão mudando de cor. Por isso, o clareamento dental existe e pode trazer resultados excelentes.

Esse clareamento consiste na aplicação de um gel pelo dente, após a proteção da gengiva. Após o tempo necessário, o dentista remove esse gel assim como a proteção na gengiva.

Esse é um processo que pode ter continuidade em casa, por meio do controle da sensibilidade dos dentes, aplicação de flúor, assim como cremes dentais que contem com esse componente.

Além disso, o paciente precisa voltar ao dentista para outros cuidados e limpezas, até obter o resultado necessário.

Em casa, uma boa escovação também é fundamental para manter a cor dos dentes mais branca e o uso do fio dental mantem os dentes mais limpos e evita o surgimento de cáries.

Vale ressaltar que esse procedimento é considerado indolor, mas que apenas pode causar uma sensibilidade inicial nos dentes.

É importante destacar também a segurança em ir ao dentista, já que o profissional conta com conhecimentos técnicos, equipamentos corretos e o uso de autoclave dentista, que é um importante elemento para esterilizar as peças utilizadas.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *