Exercícios Saúde

Empresas também se preocupam com saúde dos funcionários

As empresas perceberam que, um funcionário bem disposto, com a saúde inabalada, produz muito melhor dentro de um escritório, ou em frente a uma máquina industrial.

Para isso, começaram a oferecer diversas atividades físicas, para relaxamento muscular e melhora do bem-estar dos funcionários, de todas as maneiras, tanto dentro quanto fora do ambiente de trabalho.

A repetição de movimentos, em uma mesma tarefa por períodos prolongados, ocasiona diversos afastamentos de trabalhadores, que passam a sofrer de LER – lesão por esforço repetitivo.

Por isso, a presença de atividades paralelas, que não atrapalham o desenrolar das tarefas corporativas ou industriais pois tomam poucos minutos do dia, foram colocadas às disposição dentro do período de trabalho para evitar cansaço físico e emocional, sem prejudicar a produtividade..

Benefícios da ginástica laboral

A contratação de profissionais dedicados à ginastica laboral beneficia, de diversas maneiras, a empresa e os empregados. Além da LER, o DORT, distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho, também pode ser prevenido com a prática de movimentos e atividades fora do setor de trabalho.

Como esses exercícios são praticados dentro das empresas, em um local dedicado, os funcionários estão em horário de trabalho, mas também cuidando da saúde e bem-estar próprio.

Os profissionais que acompanham esse tipo de atividade podem se dedicar a equipes de diferentes setores, e proporcionar um exercício físico que seja atrelado ao tipo de trabalho laboral que o funcionário realiza.

São exercícios que trabalham o equilíbrio e a coordenação motora, o alongamento e o fortalecimento dos músculos do corpo, além de maior integração entre os funcionários, que podem buscar soluções de forma conjunta, com o fortalecimento de união e trabalho em grupo.

Outros benefícios que podem ser destacados por esse tipo de quebra de rotina são:

  • Ativação da circulação sanguínea;
  • Melhora na oxigenação muscular;
  • Mudanças de hábitos sedentários a saudáveis;
  • Diminuição do estresse e dinamismo na rotina.

Como os exercícios laborais podem ser praticados em curtos períodos, em empresas com um grande número de empregados, o atendimento pode ser particionado, primeiro, dentro de cada setor, e, depois, entre setores.

Para funcionários que precisam passar um período maior dedicado ao trabalho, é possível identificar aquelas que oferecem uma academia nas empresas, com a disponibilidade de equipamentos especializados, como esteiras, bicicletas ergométricas e máquinas dedicadas a exercícios de musculação, como halteres e pesos para as pernas e pés.

A presença de profissionais da área de educação física também é um diferencial, principalmente em locais que os praticantes precisam de uma instrução individualizada, além dos exercícios laborais, em conjunto com a equipe.

Profissional ajuda no desenvolvimento

Como cada pessoa é única, com os alongamentos e possibilidades da prática de exercícios, o acompanhamento de um personal trainer pode ser necessário em alguns casos.

Trabalhos mais desgastantes para os músculos precisam de atenção redobrada no momento da prática dos exercícios.

Muitas vezes, apenas o aquecimento dos músculos pode ser o necessário para operar uma máquina pesada na área de construção civil, por exemplo, ou maquinários industriais que devem ter total dedicação do funcionário, durante todo o expediente.

Há casos em que o próprio trabalho servirá como um treinamento funcional de alta intensidade e, por isso mesmo, as dicas e os apontamentos de um profissional da área de educação física podem ser importantes durante o manuseio de equipamentos pesados.

Como o trabalho muscular é feito com o próprio peso do corpo, a operação das máquinas será apenas um adicional e, por isso, deve ser feito um aquecimento, antes e após os trabalhos realizados.

Cuidados com o corpo desde a infância

A presença de profissionais como esses nas empresas também é necessária nas escolas. É importante ter esse acompanhamento desde pequeno. Crianças saudáveis brincam de diferentes formas, conhecendo os limites do corpo conforme o crescimento, desde que aprendem a andar.

As escolas infantis podem adicionar, de forma lúdica, o treinamento funcional para crianças, com brincadeiras como pega pega, subir e descer escadas disponíveis em parquinhos, e até mesmo a prática de companheirismo e parceria, em brinquedos como gangorra e gira-gira.

Dessa forma, o corpo se desenvolve de maneira saudável e o sedentarismo não será uma opção, com práticas de exercícios e esportes, individuais e coletivos.

Crianças com uma rotina de exercícios físicos se tornam adultos mais felizes e saudáveis.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *