Alimentação Curiosidades

Veja mais sobre o universo de embutidos e especiarias

A gastronomia é uma verdadeira forma de arte! É preciso muita sensibilidade para harmonizar os sabores e criar pratos que agradem o público.

Mais do que isso, a comida é capaz de despertar memórias e causar emoções, sendo uma experiência sensorial completa.

Neste artigo, você vai entender mais sobre os polêmicos embutidos e receber as melhores dicas sobre especiarias.

Você sabe o que são embutidos?

Os pirineus embutidos são de uma classe de produtos muito específica.

Para ser considerado um embutido, um alimento precisa ser feito por carne moída e temperada, com conservantes e colocada dentro da tripa, que pode ser natural ou artificial.

Esse tipo de produto surgiu há muito tempo, com a necessidade de conservar os alimentos em tempos em que não havia geladeira.

O sal funciona como um conservante natural para os alimentos e, então, deixava-se a carne “curando” no sal.

Hoje em dia, uma Distribuidora de embutidos conta com uma incrível variedade de produtos populares.

Porque a técnica de conservação não apenas servia para os seus propósitos, mas deixava a carne deliciosa.

Alguns exemplos de embutidos populares são a linguiça, o salame, a salsicha, o presunto e outros. Também se tornou popular acrescentar outros ingredientes aos embutidos, como o queijo, a azeitona e a pimenta.

As fabricas de embutidos, geralmente, trabalham com três tipos de produtos: os defumados, os crus e os pré-cozidos.

O consumidor precisa estar sempre atento a isso, pois o modo de preparo desses três tipos varia.

Esse alimento se tornou polêmico, muitas pessoas os consideram verdadeiros inimigos para a saúde.

Entretanto, eles são ricas fontes de proteína e basta que se consuma com moderação.

Em quantidades sensatas, não há risco nenhum em consumir esses alimentos.

Dependendo do fornecedor de embutidos, pode-se optar por um produto que passe por menos processos químicos, com recheio com carne de qualidade superior e tantos outros detalhes.

Os embutidos “gourmet” têm ganhado espaço no mercado, destacando-se por seu gosto marcante e por serem mais saudáveis.

Os presuntos, por exemplo, acabaram se tornando ícones da gastronomia e existem tipos conhecidos mundialmente, com preços bem elevados.

Muitas vezes, esses produtos acabam sendo mais caros por necessitarem de tempo “curando”, como é o caso do salame. Isso vai contra a lógica capitalista, que busca por processos sempre mais velozes.

O resultado é o preço superior do produto.

Especiarias

As especiarias são capazes de transformar completamente um alimento. Desde muito cedo na história da humanidade, elas encantam o homem.

Durante o período colonial, as especias verdadeiramente moviam a economia e eram responsáveis por guerras. Nos dias de hoje, elas são muito mais acessíveis, mas ainda muito amadas.

Quando se procura onde comprar especiarias, o objetivo é conseguir produtos frescos. Muitas pessoas, aliás, optam por plantar os próprios temperos no quintal de casa.

Entretanto, também pode se estar procurando por variedade. Alguns temperos saborosos, mas não tão populares, são:

  • Alfavaca;
  • Aipo;
  • Anis estrelado;
  • Papoula;
  • Páprica;
  • Sálvia.

Seus usos podem variar e surpreender os convidados para o jantar. O anis estrelado, por exemplo, é um tempero típico da China e combina muito com a carne de porco.

Quem deseja fazer um caldo diferente e saboroso também pode arriscar utilizando o anis estrelado, que costuma aparecer em sopas e marinadas.

O uso dessas especiarias menos populares costuma ser feito por amantes da gastronomia, pois elas exigem mais especificidade.

O alho, a pimenta do reino, a cebola, muitos temperos combinam com a maior parte de alimentos. Basta fazer as combinações mais famosas e o sucesso é garantido. Optar pelo diferente acaba sendo um desafio.

Um conselho importante ao comprar temperos no atacado é cheirar o produto antes de levá-lo. Quanto mais forte o cheiro, melhor.

Os especialistas aconselham a não usar um tempero quando seu cheiro estiver muito fraco, pois seu desempenho no alimento será ruim. Isso pode ser resultado da velhice do produto, que pode ter ficado tempo demais guardado.

Por fim, aos interessados por gastronomia e saúde, a dica é se informar e tomar riscos. Os embutidos podem ser protagonistas em um jantar, basta usar as especiarias e a receita correta.

Da mesma forma, temperos de gosto mais intenso e diferente são capazes de transformar uma refeição agradável em uma refeição espetacular.

Basta escolher fornecedores de qualidade e selecionar bem os produtos.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *