Alimentação

É benéfico tomar cafezinho após o almoço? Entenda

Um hábito bastante comum entre os brasileiros é tomar um cafezinho em qualquer momento. O povo mais antigo, que chegou a trabalhar por muito tempo em lavouras e até mesmo usinas, possui o hábito de tomar o café preto por cerca de 3 a 5 vezes por dia.

Esse hábito se formou pela necessidade que eles tinham de se manter atentos e energéticos durante o dia todo de trabalho debaixo do sol. Mas será mesmo que essa tradição de tomar café em qualquer momento do dia é benéfica para a saúde?

Não há nenhum brasileiro que não adore degustar de um belo café quentinho em uma mesa posta completa de café da tarde, então, ter em mente quais são os prejuízos ou benefícios que esse hábito pode trazer para a saúde é muito importante.

Café brasileiro

O brasileiro é um dos principais consumidores de café. Esse hábito está presente no cotidiano de todo brasileiro desde criança.

Afinal, por ser um povo bastante receptivo, convidar algum amigo, parente ou até mesmo um colega de trabalho para degustar de um belo café quente e colocar o papo em dia é uma forma de descontração e alegria, além de essa atitude conseguir tornar o laço da amizade mais forte.

Mas, muito além do que todos pensam, o café sempre esteve presente como um produto que auxilia a economia do país. Estima-se que entre os anos de 1894 até 1930, o café que conhecemos era uma das principais plantações e fontes de renda presentes em diversos lugares nacionais. 

Por conta de toda a fama que o café produzido pelo país tinha na época, muitos imigrantes buscavam vir morar no Brasil para conseguir ter uma vida melhor nas lavouras e também para fugir das árduas guerras que estavam acontecendo na época.

Mas o que poucos sabem é que um cafezinho delicioso pode ser benéfico, mas, quando consumido em excesso, pode causar diversos problemas que poderão ser vistos logo a seguir.

Café após o almoço

Como o café está integrado fortemente à cultura brasileira, tomar essa bebida depois do almoço é um hábito que muitos brasileiros têm. No entanto, esse hábito pode ser prejudicial à saúde.

O café possui polifenóis e bastante cafeína, como todos sabem e esses dois elementos são capazes de atrapalhar a absorção de vários nutrientes. 

Então, ao consumir o café logo após o almoço, isso poderá comprometer toda a assimilação do ferro e dos nutrientes presentes:

  • Nas carnes;
  • No arroz;
  • No feijão;
  • Nos vegetais.

Muitas pessoas acham que ingerir café logo após almoçar pode ajudar no emagrecimento, porém, a única coisa que esse hábito poderá proporcionar é a falta de nutrientes no organismo.

Diversas pesquisas apontam que o consumo do café, devido à sua qualidade diurética, pode auxiliar na perda de diversos nutrientes do corpo humano, mas também auxilia na perda de peso. 

Em outras palavras, o café pode ser considerado uma faca de dois gumes. Ele funciona como um forte estimulante que ajuda muitas pessoas a acordarem e renderem mais em seus trabalhos, mas, quando consumido em excesso, pode trazer alguns riscos à saúde. 

Porém, é importante ressaltar que apenas uma xícara de café durante as manhãs não fará tanto mal assim.

Portanto, para tomar café após o almoço, o recomendado é fazer isso após um intervalo de até uma hora, para que, assim, não ocorra a perda de nenhum nutriente que foi ingerido durante o almoço.

Pois o almoço é uma das três refeições mais importantes que todo ser humano necessita para estar totalmente saudável.