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Dicas para cuidar das articulações | Entrevista com a Dra. Raquel Campos

Com o passar dos anos, naturalmente ocorre um desgaste nas articulações. Mas, sabia que alguns exercícios aceleram esse processo e, por isso, merecem atenção especial?

Confira agora, estratégias nutricionais que ajudam a cuidar da saúde articular, bem como prevenir as fortes dores causadas pelo desgaste das articulações.

Para isso, fizemos uma entrevista com a nutricionista Dra. Raquel Campos, especialista em nutrição esportiva e mestre em ciências. Veja as principais dicas que ela passou:

Quais suplementos podem ajudar a prevenir lesões?

“Com relação a suplementação, existem diversos artigos científicos que reforçam a importância do uso de alguns suplementos específicos para a promoção de benefícios. 

Os principais suplementos usados são: creatina, whey protein e o colágeno tipo 2

A creatina e o whey protein possuem um papel semelhante, que em resumo, irão fornecer substrato e combustível para força e desenvolvimento de massa muscular. 

Mas podemos dizer que a estrela deles é o colágeno tipo 2.  A suplementação com colágeno tipo 2 é fundamental para praticantes de exercícios de alto impacto como: corrida, crossfit, tênis e ginástica olímpica, por exemplo. 

O motivo disso é que o colágeno tipo 2 é a estrutura proteica em maior quantidade nas articulações. Por volta dos 25, 30 anos, esse colágeno tipo 2 natural das articulações começa a se degradar. A longo prazo, essa perda de colágeno tipo 2 pode desenvolver artrose acompanhado de outras complicações como a artrite, por exemplo.

Porém, praticar os esportes que mencionei anteriormente podem antecipar o surgimento dessas doenças e outras, como a tendinite patelar, muito comum na prática esportiva.

Mas o alerta principal sobre a suplementação, é: busque por uma boa marca de colágeno tipo 2. Um bom suplemento de colágeno tipo 2 deve fornecer pelo menos 20 mg de colágeno tipo 2 mais 9g em média de colágeno tipo 1. 

Para assim garantir seus principais benefícios, como a regeneração das articulações e o alívio das dores, e claro, como preventivo também.

Algumas marcas possuem diferenciais importantes, busque orientação nutricional com um profissional nutricionista sobre as principais marcas recomendadas de colágeno tipo 2 antes de comprar um suplemento que possa não ter uma boa qualidade.

O consumo deve ser diário para garantir os resultados e o melhor horário para consumir é longe das principais refeições, como lanches intermediários ou antes de dormir. Enquanto a dose recomendada é de pelo menos 9g de proteínas descrito no rótulo, em que pelo menos 20mg seja de colágeno tipo 2. Mas essa recomendação deve ser individualizada após orientação nutricional para melhor atender cada indivíduo.”

Quais alimentos podem ajudar a melhorar as dores nas articulações?

“Alimentos com características anti-inflamatórias são os mais recomendados nessa situação. Já que sentir dor é um sinal de inflamação. 

Então alguns alimentos específicos para esse efeito anti-inflamatório são: peixes, frutas e legumes em geral, gengibre e chás como os de canela, cúrcuma e alfavacão, por exemplo.” 

Considera mais alguma recomendação fundamental para a saúde das articulações?

Para não perdermos a oportunidade e encerrar esse bate papo com um material bem completo, perguntamos se, fora essas recomendações, existe mais alguma recomendação fundamental para a saúde das articulações que os nutricionistas recomendam. A Dra. Raquel Campos finalizou com a seguinte orientação:

“Água! Muita água! Além do colágeno tipo 2, a quantidade de água neste tecido é gigante, portanto é fundamental uma boa hidratação para a boa saúde das articulações.

A dica para saber o mínimo necessário para estar bem hidratado é: multiplique o seu peso por 30, que significa ml de água. O resultado dessa continha é o mínimo de água que você precisa ao dia para se manter bem hidratado.

Por exemplo: Uma pessoa de 60Kg deve multiplicar 60×30= 1800ml de água ao dia.

Mas deixa eu ressaltar, essa conta fornece o mínimo de água ao dia. 

Portanto todos devem levar em consideração consumir ainda mais quando praticar exercícios, já que ocorre uma grande perda de água, e parece bobagem, mas muita água também em dias frios. As pessoas não costumam beber água de forma adequada no frio por não sentir sede, mas é fundamental.”

Assim, encerramos nossa conversa com a nutricionista Dra. Raquel Campos. Com as principais dicas de suplementação, alimentação e ainda uma dica de ouro para saber como ficar bem hidratado. Agora você já sabe as 3 principais dicas nutricionais para manter a saúde das articulações, aliviar dores e prevenir lesões.

Quer saber mais?

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