Terceira Idade

Dicas de casa de repouso de luxo para idosos

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2060 o número de idosos com 80 anos ou mais deverá somar 19 milhões de pessoas.

Com o aumento da expectativa de vida é importante que o envelhecimento desses indivíduos seja direcionado para que tenham uma boa qualidade de vida.

O fato de as pessoas estarem vivendo mais, não é relevante, caso esses últimos anos não sejam vividos de forma saudável.

No entanto, com o controle de natalidade, as famílias estão cada vez menores e por conta do trabalho e afazeres diários, muitas vezes nenhum familiar dispõe de tempo para cuidar do idoso, especialmente quando este necessita de cuidado em período integral.

Mas, felizmente, prevendo essa necessidade, atualmente há muitas alternativas para que essas pessoas tenham assistência. Conheça algumas delas.

Creche para idosos

Talvez você nunca tenha ouvido falar, mas assim como a creche que atende crianças, a creche para idosos tem o papel de cuidar de idosos, enquanto o familiar responsável está no trabalho.

Dessa forma, a pessoa pode tanto chegar cedinho e ir embora ao final do dia, quanto passar apenas algumas horas no ambiente. Ou seja, tudo vai depender da necessidade de cada um.

Os espaços, geralmente, contam com enfermeiros, cuidador de idosos, fisioterapeutas e nutricionistas, garantindo todo o cuidado e conforto que o idoso precisa, com atenção para as medicações e estímulo de funções mentais e físicas.

Outro diferencial desses ambientes, é a promoção da convivência entre eles, garantindo companhia, algo tão apreciado nessa idade.

Nesses locais, comumente, há atividades recreativas, culturais e esportivas. A independência de cada um também é respeitada, assim, os funcionários interferem apenas quando há necessidade.

Exercícios físicos leves também são desenvolvidos, sempre com a ajuda de um profissional, deixando cada um escolher a atividade que preferir.

Casas de repouso de luxo

Mas, para algumas famílias não há a possibilidade de cuidar do idoso, nem mesmo ao fim do dia.
Por isso, uma opção é a casa de repouso.

No entanto, muitas dúvidas surgem na mente dos familiares, uma vez que não é fácil confiar um ente, a quem tanto se ama, aos cuidados de outra pessoa.

Todavia, diferente de anos atrás, agora há asilos que mais parecem hotéis, trazendo muita tranquilidade para o idoso e também para os familiares que sabem que a pessoa está sendo bem cuidada.

Esses lares são cada vez mais comuns, especialmente em asilo de idosos SP.

Nesses lugares, os moradores são tratados como hóspedes, vivendo em ambientes espaçosos e muito bem iluminados, com quartos aconchegantes que podem ser coletivos ou individuais, contando com equipe médica e de enfermagem 24 horas.

As casas costumam ter jardins vastos, colocando os idosos em contato constante com a natureza.

E tempo livre é algo que esses hóspedes não costumam ter, já que a programação de atividades costuma ser extensa.

Assim, cada idoso pode escolher a de sua preferência, contando, muitas vezes, com cinema, aulas de dança, exercícios e a possibilidade de fazer terapia. Algumas casas de repouso de luxo oferecem ainda:

  • Restaurante e cafeteria;
  • Biblioteca;
  • Piscina e jardim de inverno;
  • Salão de beleza para corte de cabelo, barba e manicure.

Lar para idosas

Com um conceito inovador, há também lares especiais que hospedam apenas mulheres da terceira idade, isso mesmo, essas casas atendem especificamente o público feminino.

Com a mesma ideia dos hotéis de luxo, a casa de repouso para senhoras conta com atendimento humanizado e acolhedor, fazendo com que a idosa se sinta segura, com acomodações bem estruturadas, prontas para recebê-la.

As idosas podem contar ainda, com passeios culturais, festas temáticas, apresentações de músicos e aulas de idiomas.

Esses locais dispõem de profissionais capacitados, que entendem as condições da pessoa da terceira idade. Eles são ainda, especializados para atender e compreender os acometidos por doenças comuns nessa fase da vida.

Mesmo cuidando com muita atenção, os profissionais, no intuito de preservar a integridade dos pacientes, buscam sempre incentivar a autonomia e independência de cada um.

Como todos sabem, o idoso merece e precisa de toda dedicação. Seja em cuidados diários, com alimentação balanceada e uso adequado dos medicamentos, seja na atenção emocional que eles necessitam.

Assim, quando não é possível que esse cuidado seja realizado em casa, o ideal é que essa pessoa seja assistida em um lugar preparado para atendê-lo da melhor maneira.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *