Saúde

Dicas caseiras para aliviar os sintomas da gripe: o que posso fazer?

Uma das sensações mais desagradáveis é ter que lidar com os incômodos sintomas de uma gripe, como febre, congestão nasal e dor de garganta, não é mesmo? 

Se você busca por opções naturais para tratar esses desconfortos enquanto seu corpo luta para combater o agente infeccioso, saiba que separamos 8 dicas caseiras para aliviar os sintomas da gripe.

Convidamos você a prosseguir com a leitura deste conteúdo e descobrir nas próximas linhas algumas alternativas para deixar seu sistema imune mais forte e acelerar sua recuperação.

8 dicas caseiras para aliviar os sintomas da gripe

Quando a gripe nos atinge, tudo o que queremos é encontrar alívio rápido para voltarmos ao nosso bem-estar habitual, certo?

Além dos medicamentos que o seu médico pode receitar, existem opções de tratamento caseiro para gripe às quais você pode aderir de forma complementar. Confira abaixo quais são elas.

1 – Chás medicinais para gripe

Líquidos quentes para dor de garganta são uma pedida para aliviar este e outros sintomas gripais. Existem várias ervas e plantas com as quais você pode preparar chás medicinais para gripe. Basta deixá-las descansando em água quente por alguns minutos e pronto. Alguns exemplos são:

  • Anis-estrelado;
  • Camomila;
  • Equinácea;
  • Dente-de-leão;
  • Cidreira;
  • Casca de laranja;
  • Cúrcuma;
  • Guaco;
  • Mel e limão.

2 – Gargarejo com água morna e sal

O gargarejo com água morna e sal é um método antigo de tratamento caseiro para a gripe, especificamente para o sintoma de dor de garganta. A solução salina ajuda a reduzir a inflamação na garganta e ainda tem ação anestésica, trazendo alívio para a região.

Você pode fazer esse gargarejo com 200 ml de água e uma colher rasa de sal por 3 vezes ao dia ou sempre que sentir desconforto.

3 – Suco de laranja + limão e própolis

A laranja, o limão e o própolis são uma excelente opção de remédio caseiro para aliviar a gripe. Eles são ricos em vitamina C e, quando combinados em um suco, funcionam como uma bomba de imunidade.

Além de fortalecer a imunidade para combater os agentes infecciosos da gripe, eles possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

4 – Leite quente com gengibre e anis estrelado

O anis-estrelado e o gengibre têm ação anti-inflamatória e fortalecem o sistema imune. Já o leite quente ajuda a aliviar a dor na região da garganta, o que é muito comum quando estamos gripados. Intolerantes a lactose devem evitar essa dica ou então fazer o preparo com leite de soja.

Evite tomar muito próximo da hora de dormir, pois o gengibre tem ação termogênica e pode te deixar ligado durante a noite.

5 – Pratique descanso na gripe

O repouso é um dos melhores remédios caseiros para aliviar a gripe. Você precisa deixar o seu corpo descansar, poupando energia para que ele combata os agentes infecciosos e se recupere com o tempo.

Tire uns dias para ficar deitado, sem fazer muito esforço e adotando as medidas que já citamos até agora e as que ainda vamos mencionar logo à frente.

6 – Prepare uma canja de galinha

Quando o nosso corpo é acometido por uma gripe, é normal ficarmos sem apetite. Porém, se a gente não se alimentar bem, o organismo fica ainda mais fragilizado e demora mais tempo para se recuperar.

Uma opção que pode abrir o seu apetite é preparar uma canja de galinha. Esse alimento leve e quente ajuda a repor a energia gasta no combate à gripe e favorece a expectoração.

Aprenda a fazer:

CANJA DE GALINHA SUPER FÁCIL E RÁPIDA | Nandu Andrade

7 – Use umidificador de ar

Se possível, coloque um aparelho umidificador de ar perto da sua cama ou do local em que você está repousando. Com ele, é possível melhorar a qualidade do ar à sua volta, evitando prejuízos às suas vias aéreas – principalmente quando o tempo está muito seco.

8 – Faça compressas de água fria

Um dos sintomas da gripe é a febre. Ela é bastante comum, pois sinaliza que o seu corpo está trabalhando para expulsar o microorganismo invasor que te deixou gripado.

Porém, apesar de ser um bom sinal, não é nada confortável sentir febre. Por isso, para aliviar esse sintoma, você pode preparar compressas de água fria.

Encha um recipiente com água da torneira mesmo. Mergulhe uma toalha, torça para tirar o excesso, dobre para formar uma faixa e posicione a toalha sobre a testa. Repita esse processo a cada 15 ou 30 minutos, a depender do seu grau de febre. Você pode também colocar compressas frias para as axilas.

Como aliviar os sintomas da gripe?

Para aliviar os sintomas da gripe, você pode implementar as seguintes práticas:

  • Chás medicinais para gripe
  • Gargarejo com água morna e sal
  • Suco de laranja + limão e própolis
  • Leite quente com gengibre e anis estrelado
  • Pratique descanso na gripe
  • Prepare uma canja de galinha
  • Use umidificador de ar
  • Faça compressas de água fria

Bom, gostou das dicas caseiras para aliviar os sintomas da gripe que trouxemos aqui? Quais dessas alternativas você já conhecia e costuma colocar em prática quando está gripado? Ficou faltando alguma dica que você gostaria de sugerir? Compartilha com a gente nos comentários!

Ah, e é muito importante lembrar que as sugestões mencionadas neste artigo não mitigam a necessidade de você consultar um médico para avaliar os seus sintomas.

Além disso, caso o profissional prescreva determinados medicamentos, as opções de remédio caseiro para aliviar a gripe que você conferiu aqui não devem substituir o tratamento medicamentoso, mas sim complementá-lo, ok?

Este artigo foi escrito por Memed, um ecossistema da saúde que conecta pacientes e médicos para aumentar a adesão ao tratamento, além de possibilitar a economia na compra de medicamentos, suplementos e itens para cuidados pessoais.Esse conteúdo foi escrito pela Memed. Conheça a Memed+, nossa plataforma de compras de medicamentos!