Bem estar

Descubra se o coworking é para você: 6 vantagens em se contratar um coworking

Embora a prática já tenha quase 14 anos, muitas pessoas ainda se perguntam o que é coworking. Quando se compreende o conceito passa a fazer sentido os benefícios.

Independentemente da situação, podemos responder sim a esta última pergunta, é certo para você e sua empresa, mas isso nem sempre convence a todos.

Quem usa os espaços de coworking?

Trabalhar no sofá ou na mesa da cozinha ou em um café movimentado pode ser isolador, pouco inspirador e desconfortável.

Freelancers

Por isso, muitos freelancers e trabalhadores que adotam uma jornada flexível usam um espaço de coworking como seu escritório. Eles podem:

  • Trabalhar;
  • Interagir;
  • Socializar;
  • Fazer brainstorming com outras pessoas.

Além de aproveitar as vantagens de um ambiente de escritório sem a despesa de construir o seu próprio ambiente.

Pequenos negócios

As pequenas empresas costumam usar espaços de coworking devido à sua localização centralizada com fácil acesso a transporte, restaurantes, compras e outras comodidades.

A maioria das pequenas empresas não seria capaz de pagar por conta própria o que pode obter por uma baixa taxa mensal em um espaço de coworking.

Pequenas, grandes e médias empresas

Empresas e corporações de todos os tamanhos estão usando o espaço de coworking a seu favor.

Embora muitas dessas empresas tenham seu próprio espaço, elas usam o luxo e as conveniências do espaço de coworking para entreter clientes.

Quais são os benefícios do coworking?

Além de expandir suas equipes, estabelecer escritórios em novos locais por meio dos serviços que muitos coworking oferecem de endereço fiscal em Jundiaí, e ajudar seus funcionários a permanecerem motivados.

1. Baixa sobrecarga

As despesas gerais  custos recorrentes que sustentam seus negócios, mas não contribuem para a receita, são uma das maiores despesas com as quais a maioria das empresas enfrenta. Mas, com um espaço de coworking, tudo é cuidado.

Você e sua equipe podem entrar, fazer o trabalho e sair  sem ter que se preocupar com quem vai consertar a copiadora, limpar a cozinha ou reabastecer a lanchonete.

2. Infraestrutura

Infraestrutura são todos aqueles elementos díspares que facilitam o trabalho, mas não são óbvios à primeira vista. 

Coisas como internet, suporte técnico, aquecimento e refrigeração, limpeza, armazenamento e suprimentos. Sem esses pedaços, o trabalho chega a um impasse.

Mas, em um espaço de coworking, os detalhes da infraestrutura são tratados para você. Isso permite que você se concentre no trabalho em mãos, não na operação diária do seu escritório.

3. Conforto

O conforto pode não parecer uma consideração essencial para um espaço de escritório, mas pode significar a diferença entre um funcionário focado, engajado e um funcionário distraído e improdutivo.

4. Imagem profissional

Com um espaço de coworking, você ganha uma imagem profissional desde o primeiro dia sem ter que sofrer com o estresse, a tensão e as despesas de fazer isso sozinho.

5. Flexibilidade

Um dos principais benefícios para qualquer empresa, grande ou pequena, é a flexibilidade. 

Os espaços de coworking oferecem a agilidade de expandir ou reduzir a quantidade de espaço que você usa (e o que você paga por esse espaço) mês a mês.

Assim, você pode começar com um hot desk para um em setembro, aumentar para um escritório particular para cinco em novembro e reduzir para três mesas dedicadas em Janeiro. 

Você não pode fazer isso com uma locação convencional, e esta é apenas a ponta do iceberg de benefícios.

Empresas e funcionários desfrutam da atmosfera colaborativa dos espaços de coworking. 

Eles encontram valor na inspiração, comunidade e networking que acontecem naturalmente quando pessoas de setores variados e diversos se reúnem.

6. Rede

O networking é essencial para o sucesso do seu negócio independentemente do seu tamanho. 

Executando um empreendimento, pequenos negócios, uma equipe ou até mesmo você mesmo de um espaço de coworking torna possível interagir com outros profissionais enquanto você trabalha.

Na verdade, um espaço de coworking oferece um motivo legítimo e uma ampla oportunidade para interagir com outros profissionais com ideias semelhantes sem ter que sair do seu caminho ou da sua zona de conforto para fazê-lo.

Isso pode ter um impacto significativo na melhoria, evolução e refinamento do seu produto ou serviço. Você sabe que sua empresa precisa promover e aumentar suas conexões profissionais  ela não poderia prosperar sem elas.

Para tanto, os espaços de coworking incluem empreendedores, freelancers e equipes de negócios que estão trabalhando, saindo e se misturando em uma vasta rede de conexões e conversas.

Isso é rede em poucas palavras, e está tudo bem ali onde você trabalha. Imagine conhecer, conversar e obter conselhos de um potencial parceiro, investidor ou CEO enquanto verifica seu e-mail.