skincare
Cuidados Estética

Descubra como controlar a oleosidade da pele com skincare

Ter a pele oleosa pode ser desconfortável, principalmente porque a característica favorece o aparecimento dos temidos – e incômodos – cravos e espinhas, mas existe uma rotina de skincare que você pode seguir para melhorar isso.

Ainda bem que, com produtos para a pele e hábitos saudáveis, é possível controlar a oleosidade. Nesse texto vamos te contar tudo sobre isso.

Qual é o seu tipo de pele?

Existem vários tipos de pele, mas podemos resumir todas em cinco categorias, sendo elas:

  • Normal;
  • Oleosa;
  • Seca;
  • Sensível;
  • Mista.

E isso pode variar com o tempo, então não é porque você tinha uma pele oleosa na adolescência que ela será assim para o resto da sua vida, porque muitos fatores externos influenciam.

A oleosidade é produzida pelas glândulas sebáceas, e esse sebo é importante para a hidratação da nossa pele. Isso se torna um problema apenas quando essas glândulas passam a produzir uma quantidade maior que a necessária.

As causas podem ser várias, entre elas predisposição genética, alterações hormonais (inclusive ao longo do ciclo menstrual), clima, poluição e estresse. Mas o que a gente come, nossa hidratação e estilo de vida também influenciam (e muito!) na nossa pele.

Em geral, quem tem a pele oleosa sabe, mas se você está na dúvida, vá para a frente de um espelho e preste atenção se a sua pele está brilhando em excesso.

Você pode fazer um teste: lave seu rosto e espere por uma hora. Depois desse tempo, tente fazer com que papéis de seda grudem no seu rosto (testa, nariz, bochechas e queixo). Se eles grudarem com facilidade e ficarem colados, isso quer dizer que você tem pele oleosa.

Caso nenhum papel grude, sua pele é seca, mas se grudar apenas na região que chamamos de T (testa, nariz e queixo), isso significa que você tem pele mista. Por último, se eles ficarem presos por alguns segundos e depois caírem, você tem pele sensível.

Dicas para uma boa rotina de skincare

Agora que você já sabe o que deve fazer, é importante manter uma boa saúde da sua pele e entender qual rotina de skincare você precisa considerar. Anote as dicas:

1. Limpeza é essencial

Mantenha uma rotina de limpeza com sabonetes ou géis adequados para pele oleosa. Pelo menos de manhã e à noite.

2. Use esfoliantes

Usar produtos esfoliantes pode ser indicado algumas vezes na semana, mas não exagere, pois há o risco de piorar o problema.

3. Evite água quente

Evite tomar banho ou lavar o rosto com água muito quente, pois isso pode ressecar a pele e fazer com que as glândulas sebáceas desregulem ainda mais a produção de sebo.

4. Use lenço removedor de oleosidade

Se a sua pele é muito oleosa, prefira limpá-la durante o dia com lenços adstringentes ou papel, pois os lenços umedecidos não ajudam a controlar a oleosidade, apesar de causarem essa sensação.

5. Use hidratante

Hidrate diariamente a pele, com produtos indicados para esse tipo – isso mesmo, parece contraintuitivo, mas não hidratar a pele pode fazer com que as glândulas achem que precisam produzir ainda mais sebo, agravando o problema.

6. Protetor solar sempre!

Use filtro solar todos os dias, mas prefira versões em gel ou mais leves, que não agravam o entupimento dos poros.

7. Atenção à alimentação

Evite alimentos industrializados, derivados de leite ou muito gordurosos, pois eles podem aumentar a oleosidade da pele.

Inclua na alimentação frutas com propriedades antioxidantes, como limão, maracujá, acerola e abacaxi. Além de ajudarem a controlar a oleosidade, elas são ricas em vitamina C, que estimula a produção de colágeno.

8. Beba muita água

Beba pelo menos dois litros de água por dia, porque hidratar o corpo como um todo também é um jeito de hidratar a pele.

9. Tire a maquiagem antes de dormir

Nunca durma com maquiagem e prefira comprar cosméticos recomendados para esse tipo de pele.

10. Exercite-se

Pratique exercícios físicos regularmente e adote na rotina outras atividades que te ajudem a controlar o estresse e a ansiedade, porque o cortisol aumenta durante esses quadros e ele estimula a produção de sebo.

11. Evite algumas situações e lugares

Evite ambientes que você sabe que são muito poluídos e faça limpezas de pele profundas com alguma regularidade (a indicação varia dependendo do nível de oleosidade).

Evite também passar muito tempo em ambientes com ar-condicionado, pois isso também pode ressecar a pele e fazer com que as glândulas sebáceas achem que precisam produzir mais sebo.

12. Procure um especialista

Consulte um dermatologista, pois um profissional é a melhor pessoa para avaliar especificamente o seu caso e indicar os melhores tratamentos de skincare.