Cuidados Exames Gravidez

Cuidados na gravidez: recomendações e dicas

O período gestacional traz diversas alterações biomecânicas ao corpo da mãe, com alterações visíveis, bem como modificações hormonais. Por esse motivo, é necessário ter alguns cuidados ao longo da gestação, para garantir a saúde do feto e da mulher, para o desenvolvimento saudável de ambos.

Além disso, as primeiras semanas da gravidez são cruciais, pois até a 14ª semana ocorrem a maioria dos abortos espontâneos, mas também é o momento em que se forma o cérebro e o coração do feto.

Assim, é primordial que a mãe tenha um acompanhamento periódico com um médico especialista e faça o pré-natal, para ter as informações necessárias sobre o que pode ou não ser feito durante a gravidez.

A prática de esportes durante a gravidez

É muito comum associar o período gestacional com uma época de repouso. No entanto, essa concepção está mudando e é cada vez mais comum ver as mamães praticando esportes.

Vários estudos científicos já comprovaram que o exercício físico durante e depois da gravidez traz benefícios para a saúde da mulher e do bebê, porém, sempre com acompanhamento e liberação médica.

Alguns exercicios funcionais moderados e de baixo impacto são os mais eficientes, incluindo leves caminhadas, ciclismo e natação. Além disso, estudos comprovam que a prática de exercícios físicos durante e após a gravidez ajuda a evitar o desenvolvimento de depressão pós-parto.

Especialistas também dizem que o esporte até o nono mês pode colaborar para diminuir as dores do parto.

No entanto, não é demais ressaltar que todas as atividades devem ser feitas somente após o aval médico, uma vez que cada gravidez possui suas especificações.

O importante é não exagerar: uma carga de trabalho excessiva pode comprometer o fornecimento de oxigênio ao bebê e, consequentemente, trazer riscos.

Entre as atividades físicas mais recomendadas para gestantes, encontram-se:

  • Pilates;
  • Hidroginástica;
  • Caminhadas;
  • Yoga;
  • Alongamento.

É recomendável que as grávidas redobrem também o cuidado com a alimentação e a hidratação. Ao praticar qualquer atividade física liberada pelo médico, as gestantes devem se alimentar bem, com alimentos saudáveis, utilizar roupas leves e ingerir líquidos, especialmente, água.

Massagem para grávidas: riscos e precauções

Além da prática de atividades físicas, muitas mulheres têm dúvidas quanto à drenagem linfática na gravidez.

A massagem é conhecida como um método que ajuda a desinchar e a eliminar o excesso de líquido acumulado nas linfas, porém, os efeitos podem trazer riscos.

A drenagem linfática é recomendada somente a partir do terceiro mês de gestação. Grávidas com problemas no sistema linfático, como hipertensão não controlada, insuficiência renal, trombose venosa, entre outras enfermidades também devem evitar a massagem.

Assim como os exercícios físicos, o procedimento só é recomendado após o aval médico.

Depois dos cuidados, a hora do parto: o que levar, acessórios e lembrancinhas

Mesmo tomando todas as precauções necessárias, a hora do parto é sempre um momento de ansiedade. Por esse motivo, as grávidas devem se preparar com antecedência, afinal, o trabalho de parto pode ser a qualquer momento.

Assim, recomenda-se a preparação de um kit maternidade higiene, contendo todos os acessórios imprescindíveis para uso pessoal, como sabonetes, xampus, condicionadores, desodorante e cremes corporais. Nesse contexto não pode deixar de lado as roupas tanto da mãe quanto do bebê.

Em alguns estabelecimentos comerciais, é possível encontrar uma bolsa maternidade feminina completa, sendo possível armazenar todos os itens essenciais para a chegada do bebê.

Por ser um momento de muita euforia, recomenda-se que a grávida peça ajuda aos familiares e amigos, para que nenhum acessório seja deixado de lado de uma bolsa maternidade feminina.

É importante também lembrar das recomendações médicas e, em casos de necessidade, também colocar no kit maternidade todos os acessórios indicados pelo médico.

O saquinho de maternidade também é um item muito apreciado pelas grávidas. Ele pode ser personalizado com o nome do bebê e é ótimo para identificar os acessórios dentro do hospital, além de ser uma possibilidade excelente para lembrancinhas. O saquinho pode vir acompanhado com pequenas toalhas bordadas, ou itens da preferência dos pais.

Depois de tomar todas as precauções e cuidados necessários, a mamãe está pronta para receber a criança. Lembre-se sempre de consultar um médico especializado, marcar consultas, fazer o pré-natal e, em casos de dúvidas, peça recomendações. O principal cuidado deve sempre ser com a saúde da mãe e do bebê.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *