Cuidados

Cuidados com o corpo: métodos com resultados eficazes

Os cuidados com o corpo são uma das preocupações modernas, não apenas por questões estéticas, mas pela saúde e bem-estar.

Nesse cenário, existem diversos tipos de tratamentos que podem trazer melhorias para a sua vida, contribuindo com o relaxamento e aumento da sua qualidade de vida. Conheça alguns deles:

Acupuntura

A acupuntura é um tratamento que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo, a fim de tratar doenças e promover benefícios para a saúde.

O método é uma terapia milenar chinesa que vem trazendo alívio para diversas pessoas com as mais diversas enfermidades.

A aplicação das agulhas estimula as terminações nervosas, trazendo efeitos anti-inflamatórios e analgésicos.

Uma das aplicações do tratamento é a Acupuntura para obesidade.

A relação entre essa doença e a terapia é que o excesso de peso traz desconforto e dores, além do desenvolvimento de outras doenças, como a depressão, que podem ser beneficiadas pela aplicação da técnica.

A acupuntura pode agir, por exemplo, na regulação dos hormônios que aumentam a vontade de ingestão de alimentos ricos em carboidratos, ajudando na diminuição do ganho de peso devido à ingestão desses alimentos.

A aplicação das agulhas também pode ajudar na regulação dos hormônios que causam a ansiedade, que pode ser um fator responsável pelo exagero na comida.

Com essa regulação dos hormônios pela acupuntura, o paciente poderá ter chances boas de emagrecer.

Outros benefícios da técnica milenar para os pacientes com obesidade é no tratamento da artrose, que consiste no desgaste da cartilagem de tornozelos, quadris e joelhos.

A acupuntura alivia a dor e, junto com a fisioterapia, pode promover a reabilitação dos movimentos.

Os benefícios da acupuntura se estendem para além do tratamento da obesidade, sendo útil para todos os tipos de pessoas, promovendo melhoria da qualidade de vida, no geral. Algumas das vantagens na prática:

  • Diminui os problemas do sono;

  • Diminui o estresse;

  • Rejuvenesce a pele;

  • Previne doenças;

  • Diminui os sintomas da ansiedade e depressão;

  • Fortalece o sistema imunológico;

  • Melhora a circulação sanguínea.

Pilates

O pilates é um método que usa o próprio corpo para execução de exercícios e alongamentos.

Ele visa o aumento da flexibilidade, do equilíbrio e da postura corporal. Seu objetivo máximo é o fortalecimento e a estabilização dos músculos do abdômen, da pelve e da coluna.

Uma boa Aula de pilates para iniciantes pode mostrar algumas das principais práticas e esclarecer quais os principais benefícios desta técnica para o corpo.

Um deles é a melhoria no foco e na concentração.

O aluno deve sentir todos os movimentos realizados tendo a máxima atenção neles. Não é apenas repetição de movimentos, é a consciência deles, uma das principais características dessa prática.

Como o pilates trabalha com a força do próprio corpo para execução dos movimentos, seus praticantes também percebem melhorias na mente, devido ao esforço de memória e de concentração.

Para saber mais sobre as vantagens dessa prática, basta fazer uma rápida busca com os termos “pilates beneficios” e tomar conhecimento.

Microagulhamento

Esta é uma técnica que visa a melhoria do aspecto da pele, por meio do estímulo à produção de colágeno, feita com a interação da área com as microagulhas que penetram na cútis, atingindo o efeito desejado.

Ele pode ser feito no rosto, amenizando marcas como manchas, linhas de expressão, rugas e cicatrizes de acne.

A técnica do microagulhamento é feita com uso de um pequeno rolo, que contém aproximadamente 200 agulhas de micro porte.

O seu uso abre pequenas perfurações na pele, responsáveis pelos benefícios pretendidos.

Para evitar a dor é feito uso de anestésico, e antes do procedimento é usual fazer uma limpeza no rosto.

Após a primeira sessão já é possível notar nos resultados. É normal que haja sangramentos e desconforto, pois a técnica é relativamente invasiva.

O microagulhamento também é aplicado para tratamento de estrias.

Nesse caso, a técnica é conhecida como Dermaroller para estrias e pode ser feita para amenizar tanto as estrias brancas quanto as vermelhas.

O procedimento também é feito com o rolo de microagulhas, que abrem caminho para a aplicação de substâncias que irão amenizar a aparência das estrias, como cremes e ácidos.

Assim como no caso do rosto, o ideal é fazer uma limpeza no local e aplicar um anestésico para amenizar a dor.

Hoje, são diversas as técnicas existentes para promover a saúde e o bem-estar das pessoas. Para achar o que mais se adequa às suas necessidades, basta uma rápida pesquisa.

Uma consulta com um médico antes de realizar qualquer procedimento é sempre uma boa dica a ser adotada.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *