Bem estar

Conheça um estilo de vida melhor

Criar um estilo saudável de vida pode ser mais fácil que o imaginário comum. Como no dito popular “você é o que você come”, uma vida saudável se baseia exatamente nisso.

Conheça um estilo de vida melhor

O bem estar começa na mesa, com alimentos que trazem benefícios ao corpo e garantem o funcionamento pleno do organismo.

Saúde também é a prevenção de possíveis futuras doenças que podem surgir através de alimentação errada, ou até mesmo por meio da falta dela. Obesidade, diabetes e hipertensão estão no topo das patologias que mais cresceram nos últimos anos.

Qualidade de vida é o termo correto para quem pretende adotar hábitos que podem transformar a relação corpo, mente e saúde.

Baseia-se em alimentos de origem vegetal a introdução deste estilo. Mantimentos como frutas e verduras devem estar presente em qualquer refeição.

Quanto mais colorido o prato, especialistas analisam que melhor ele é. Possuem poucas calorias e são ricos em nutrientes que fazem o intestino funcionar e ainda controla os níveis de açúcar no sangue.

Adotar uma alimentação saudável requer um planejamento, idas à profissionais da saúde como nutricionistas e treinador pessoal, para receber orientação adequada afim de aderir um estilo de vida melhor.

É importante destacar também que o estilo de vida desejável varia de pessoa para pessoa, perfil para perfil e é necessário um processo de adaptação.

As refeições principais do dia devem conter cereais integrais em pelo menos ¼ do prato. Aposte em pães integrais, arroz, bolachas entre outros.

Proteínas, como carnes, aves e peixes, muitas vezes são o pesadelo de qualquer indivíduo que tente uma Dieta para emagrecer. Mas veja bem, elas não são o inimigo.

O ideal é uma porção que satisfaça o porte físico de quem o ingere. O segredo mesmo é variar: leguminosas, peixes ricos em omega 3 e carnes magras.

É importante lembrar que a água é um elemento indispensável. Quanto mais, melhor. Assim como líquidos de chá e café, mas sem açúcar.

Evite refrigerantes e o consumo excessivo de álcool, pois principalmente o alcoolismo prejudica o estilo de vida saudável. Beba água para se manter sempre hidratado. Uma boa dieta prepara o físico e ajuda o corpo a continuar saudável.

Confira os principais benefícios de uma Vida fit:

  • Prevenção de doenças
  • Reforço do sistema imunológico
  • Perca de gordura
  • Qualidade de sono
  • Bom humor
  • Disposição e energia
  • Funcionamento do sistema digestivo 

Vida ativa

Alimentação, como visto até então, é de extrema importância. Mas não somente a comida deve ser prioridade, a atividade física, com treinos que condizem com a rotina de cada pessoa pode ser um grande aliado em busca de um estilo de vida saudável.

A prática de exercícios físicos é fundamental para a mudança de comportamento e para a melhoria da saúde, não importa a idade. Quando se é fisicamente ativo, o indivíduo tende a apresentar um nível menor de doenças degenerativas.

Um estilo de vida ativo é o mais recomendado para obter resultados como um dia a dia relaxado e livre de stress, por exemplo.

A combinação de uma boa alimentação e de movimentos físicos continuamente pode evitar :

  • Acidentes
  • Doenças cardíacas
  • Doenças pulmonares
  • Derrame
  • Hipertensão

Praticar exercícios físicos

Estilo de vida fitness é uma potência nacional e cada vez mais é possível encontrar studios ou academias adaptadas para tal finalidade. Ser fitness significa manter a boa forma física.

Exercícios que auxiliam a resistência e a condição do corpo de aguentar todas as atividades do dia a dia, mantendo-se sempre saudável.

Qualquer faixa etária pode praticar essas atividades, crianças, adolescentes e adultos. Alongamentos, agachamentos, flexão de tríceps e abdominal, flexão tradicional, exercícios para trabalhar a panturrilha, perna, glúteos e coxa estão entre as principais atividades desenvolvidas durante os treinos.

Existem também outras atividades que podem ser fáceis de ser incluídas na rotina. Fazer meditação ao acordar ou exercícios em casa, ajudam a manter o equilíbrio necessário do corpo e faz com que a mente flua de uma maneira natural.

Ajuda no sono, na concentração de atividades e evita sintomas que podem desencadear em um problema mais sério de saúde futuramente.

Ambas práticas exigem concentração e existem exercícios já prontos guiados que duram cerca de cinco à dez minutos. Você vai aprender a respirar corretamente, relaxar e até evitar dores musculares.

Uma vez acostumado, você fará os exercícios sem perceber e aprenderá inclusive a apreciá-los.