Exames Laboratório

Conheça os equipamentos para um exame de raio x

As tecnologias de mapeamento médico, utilizadas para diagnosticar e tratar doenças, fazem parte do ramo da radiologia. Esta, por cerca de mais de um século, tem sido uma ferramenta de fundamental importância no campo da medicina.

O raio-X foi descoberto em 1895, pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen.

Seus experimentos elevaram a medicina da época a um patamar revolucionário, uma vez que se tornou possível ter uma imagem do interior dos corpos dos enfermos.

Graças à sua relevância, o estudo acerca dos exames radiológicos ganhou força e evoluiu muito com passar do tempo, as pesquisas na área de diagnósticos médicos.

Essa tecnologia permitiu que os médicos pudessem visualizar, através dos tecidos humanos, a fim de examinar o paciente com muito mais facilidade e precisão.

A partir desta inovação, os diagnósticos passaram a ser muito mais precisos, os tratamentos se tornaram mais pontuais e efetivos e, inclusive, foram possíveis mais descobertas acerca das doenças e do corpo humano.

Doenças como o câncer, por exemplo, são tratadas também através de tecnologia radiológica, por meio do uso de radiações concentradas.

O que é Raio-X convencional?

Esta categoria de exame, mesmo sendo mais simples, permanece tendo grande importância nos diagnósticos.

O raio-X convencional, trata-se da realização de feixes heterogêneos de raios radioativos, que por meio de um gerador (equipamento de raio X), são projetados através do local do corpo que está sendo examinado.

Estes raios são absorvidos pelo corpo e passam por ele em quantidades variadas, dependendo da densidade.

Os raios não absorvidos pelo corpo atravessam e são captados no lado oposto ao feixe, e revelados através de uma máquina que identifica o registro realizado, em filme sensível a raios-X. Essas imagens são expostas em filmes fotográficos

A partir destes, existem modelos fixos e móveis. Os aparelhos fixos são alocados num determinado local e não podem ser transportados.

O aparelho de raio x portátil (ou móvel), além de deslocável, não exige dadas adaptações no ambiente como os equipamentos fixos.

Conheça o Raio-X digital

Em contraposição ao convencional, o aparelho de raio x digital permite maior desocupação do espaço hospitalar.

Trata-se de um procedimento parecido com a fotografia digital, no qual um detector eletrônico é usado no lugar de um filme.

Os raios-x, neste equipamento, são capturados por meio de placas de circuitos que permitem a geração da imagem digital.

A imagem projetada por meio deste detector, é processada por um computador, que possibilita o seu armazenamento digital, ou seja, a imagem é vista direto na tela sem a necessidade de ser impressa, e também pode ser encaminhada facilmente a outros médicos.

Os raios-x, neste equipamento, são capturados por meio de placas de circuitos que permitem a geração da imagem digital.

Este equipamento surgiu com o objetivo de otimizar a técnica tradicional realizada de forma analógica. Espera-se, inclusive, que este possa substituí-la por completo no futuro.

Apesar da radiografia digital possuir o mesmo princípio fundamental da versão analógica, ela difere na maneira com a qual seus raios atravessam o conteúdo analisado.

Uma vez que não necessita de placas de revelação de filmes, traz ao ambiente de trabalho do técnico em radiografia, muito mais praticidade, velocidade e funcionalidade.

Além disso, estes pontos positivos também beneficiam o médico, que poderá fazer um diagnóstico mais rápido, e o paciente que receberá brevemente um resultado.

Valores

Aparelho de raio x preço: os valores variam de acordo com a estrutura do aparelho, que pode variar em tamanho, peso, recursos, dentre outros.

Fabricantes mundiais buscam produzir aparelhos nos mais diversos contextos, para que se adequem aos variados ambientes, devido a isso, é muito difícil encontrar similaridades ou pontos em comum entre os equipamentos, apesar de todos permitirem a plena realização das práticas radiográficas.

Estes equipamentos requerem locais e artifícios com especificidades que atendam à demanda deste.

Por exemplo, faz-se necessário amplo espaço, energia suficiente para manter o bom funcionamento do equipamento, técnicos habilitados para realizar sua manipulação, local específico para manipulação à distância, mesas para suporte de materiais e realização de exames e armários, no caso de um equipamento fixo.

O que são Ampolas de Raio-X?

A ampola de raio x é de um componente eletrônico das máquinas, responsável pela produção dos feixes de elétrons, ou seja, pela produção dos raios que trarão a imagem radiográfica.

Nada mais é que uma válvula termiônica que gera um fluxo grande de elétrons acelerados, capazes de atingir a placa de raio-X.

Valores

Ampola de raio x preço: a partir de buscas no mercado, é possível entender que a variação de valor para este produto decorre entre R$100,00 e R$400,00.

Todavia, essa estipulação é extremamente abstrata, uma vez que os valores dependem do equipamento para o qual a ampola será adquirida.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *