Alimentação Curiosidades Exercícios

Conheça mais sobre o mundo fitness

Hoje, levar uma vida fitness é o grande objetivo de muita gente, não é verdade? Embora muito se fale sobre o tema, há uma série de mitos que se propagam como se fosse, de fato, contribuir para um estilo de vida mais completo, saudável e de qualidade.

Por isso, é sempre importante estar atento as informações recebidas. Outra dica valiosa é consultar profissionais da área, seja nutricionista, educador físico ou médicos de outras especialidades, para que os exercícios mais eficientes e adequados possam ser instruídos.

No artigo a seguir, reunimos algumas recomendações profissionais e trouxemos para você um arsenal muito valioso de dicas que podem fazer toda a diferença na sua nova vida.

De olho nas atividades diárias

A primeira dica é sobre como você usa a academia, um espaço voltado para a prática de exercícios variados que pode ser tanto um estímulo para algumas pessoas quanto uma fonte de desânimo para outras.

Isso porque muita gente passa o dia inteiro sentado em uma cadeira ou realizando uma mesma função, tal como ao utilizar os equipamentos de musculação.

Desse modo, é natural que malhar nem sempre seja muito atraente, não é mesmo? E uma forma de tornar esse procedimento mais natural e menos conectado aos módulos de ação repetitivos que você empregou durante seu dia todo, pode ser a solução ideal.

Além disso, é possível revisitar o tipo de atividades diárias que você executa. Corrida, musculação, pilates, ginástica, entre outras. São muitas as possibilidades e é importante conciliar todas de uma forma que não prejudique sua saúde, já que a intenção é exatamente o contrário.

Pode ser muito útil, portanto, reavaliar a quantidade de exercícios e a modalidades que você pratica de tempos em tempos, promovendo não só resultados mais satisfatórios como também garantindo que a prática de atividades física não se torne algo maçante.

Hidratação

Os nutrientes do seu organismo precisam ser repostos enquanto você faz alguma atividade física, seja qual for o ambiente. A reposição necessária pode variar conforme o tipo de atividade, mas uma coisa é certa: beber água ajuda.

No treinos de menor intensidade, como a musculação básica, exigem a ingestão do líquido como forma de manter seu corpo ativo e com energia.

Mas se você é adepto dos exercícios intensos e de longa duração, que podem ser bem mais pesados e demandar muito mais esforço do seu organismo, a reposição deve ser feita com bebidas isotônicas, que possuem um número elevado de nutrientes e são produzidas especialmente para atletas.

Vale lembrar, no entanto, que se ingeridas em excesso, essas bebidas podem provocar danos para a sua saúde, como o sobrecarregamento das funções dos rins, que absorvem esses nutrientes e podem não dar conta de fazer isso por muito tempo.

Conscientize-se do seu corpo

Ter um olhar atento e sentir seu corpo por completo durante a atividade física é uma das dicas fitness mais valiosas, pois ter consciência do que você está fazendo é essencial para o melhor aproveitamento e até mesmo para queima de gordura mais rápida.

Ao levantar diferentes cargas, verifique sua postura, se você não está sobrecarregando a coluna, por exemplo.

É importante ter atenção a isso, pois a prática atenta pode levar a benefícios mais intensos e rápidos. Isso porque você realiza os exercícios com mais qualidade, focando em como eles trabalham seu corpo, algo em que um personal trainer pode ajudar bastante.

Não tenha medo!

Desde que sob instrução médica ou de um educador físico qualificado, as atividades realizadas podem ser exploradas de diversas formas conforme as suas preferências.

Isso porque nem todas as pessoas se adaptam aos mesmos procedimentos, por isso, é muito comum criar alternativas e recorrer a formas mais livres de se exercitar.

Entre as opções para você que quer tentar algo novo estão:

  • Pular corda ou na cama elástica;
  • Utilizar os aparelhos a céu aberto;
  • Participar de brincadeiras com as crianças;
  • Frequentar a academia em horários diferentes.

Claro que cada dica se ajusta melhor em personalidades específicas. O mesmo acontece com uma academia fitness, que oferece recursos e atividades diversos.

Vale lembrar que, a maior dica quando o assunto é estilo de vida saudável e emagrecimento, é consultar a opinião de um profissional da área sempre que necessário e realizar todas as atividades conforme sua resistência física permite, evitando lesões e fraturas.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *