exames laboratórios
Equipamentos Exames Laboratórios

Conheça mais sobre os laboratórios

Muitos itens que consumimos diariamente para melhorar a nossa saúde e bem-estar, são produzidos em lugares específicos chamados de laboratórios.

Provavelmente você vai se identificar, e perceber que utiliza muito das substâncias que serão citadas ao longo do texto. Mas, o foco aqui é falar de como são constituídos esses espaços, quais são os acabamentos que permitem que os laboratórios executem seus processos de maneira segura e confiável.

Além disso abordaremos equipamentos que são muito usados para a confecção de produtos que serão disponibilizados para a sociedade. Continue conosco e venha entender um pouco mais sobre esses espaços tão importantes para todas as pessoas.

Produtos desenvolvidos e suas especificações

Mesmo que você nunca tenha trabalhado nesse tipo de local, você provavelmente já teve contato com um ambiente semelhante nas escolas, nos chamados laboratórios de química.

Sim, os laboratórios são ambientes que basicamente trabalham com o processamento químico de substâncias a fim de produzir diversos itens que auxiliam na melhoria da nossa saúde, higiene, embelezamento e etc. Confira alguns itens que são produzidos em laboratórios e que você possivelmente tem contato constante:

  • Remédios;
  • Produtos de beleza;
  • Produtos de higiene (shampoo, sabonetes, creme dental);
  • Diferentes tipos de cremes para o corpo;
  • Tintas.

Justamente por conta de todo o processo que esses itens passam dentro de um laboratório, é imprescindível que eles sejam disponibilizados para o mercado com todas as orientações de uso, possíveis danos colaterais e avisos gerais sobre a composição do produto.

A falta da informação adequada pode acarretar em grandes problemas judiciais para as empresas e causar sérios danos à saúde da população.

Itens de segurança

Por envolver diversos processos químicos e físicos, as empresas que possuem laboratórios devem tomar todo o cuidado possível com a preservação do espaço, garantindo toda a segurança necessária para os trabalhadores da área atuarem.

Deve haver uma limpeza constante do ambiente, higienização, disponibilidade de itens de segurança como vestimentas adequadas, máscaras, luvas, bem como deve haver a limpeza de todo os materiais de laboratorio utilizados.

Tipos de materiais utilizados nos laboratórios

São diversos os materiais para laboratório que são usados. Cada equipamento tem função específica nesses ambientes, seja para a análise de uma substância, o estudo de um elemento, a mistura de componentes, a visualização mais detalhada de um micro-organismo, entre outras tarefas.

Todos os instrumentos são de extrema importância para que os processos realizados nesses ambientes sejam feitos de maneira adequada, preservando a saúde dos profissionais e também a qualidade do ambiente.

Os materiais adquiridos devem também ser os mais modernos possível, pois é importante que os estudos e processos sejam realizados de maneira mais agilizada e eficiente. Confira alguns equipamentos para laboratório que são muito encontrados em espaços desse setor:

  • Microscópio;
  • Estufas;
  • Balanças e medidores;
  • Centrífugas;
  • Bico de gás.

Claro, os itens citados acima são só alguns de muitos que podemos encontrar em um laboratório. Para a confecção e a melhoria constante, ou então para a adequação de alguns materiais para uma atividade específica, é possível que os materiais passem por algumas mudanças de sua estrutura, a fim de atender às necessidades de um processo.

É muito recorrente, por exemplo, o uso de máquina de policorte, para realizar pequenos ajustes em alguns equipamentos, como em tubos, dando um acabamento mais adequado para determinada ação.

Uso do vidro em processos laboratoriais

Cada laboratório é voltado para uma área específica, portanto realizam processos diferentes utilizando materiais diversificados. Uma caracterização de materiais que é muito encontrado em laboratórios, principalmente os que realizam processos químicos e biológicos, é a vidrarias de laboratorio.

Essa categoria engloba todos os equipamentos que são usados nos laboratórios e são confeccionados à base de vidro. Esse tipo de material é bastante usado principalmente por conta da sua resistência às substâncias que são inseridas e misturadas.

Além disso, é totalmente transparente, o que permite visualização completa pelos cientistas das substâncias posicionadas nos objetos.

Os equipamentos mais conhecidos encontrados em laboratórios e que são feitos a base desse material são: béqueres, tubos de ensaio e funis.

Todos esses itens são abundantes em laboratórios que realizam processos com reagentes quimicos, e são adquiridos em alta escala, já que são produzidos com um material de custo menos elevado e funcionam de maneira perfeita para esse tipo de atividade, principalmente na mistura de substâncias visando obter uma nova composição química.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *