Bem estar Cuidados Exercícios

Conheça atividades para uma vida mais saudável

Para quem procura qualidade de vida é essencial manter uma rotina de atividades e exercícios físicos. Isso porque, quanto menos ficar parado mais benefícios o corpo e a mente conseguem absorver, prevenindo o sedentarismo e doenças.

Nesse contexto, praticar regularmente qualquer tipo de exercício físico diminui o stress, fortalece os músculos, nervos, como também conserva e melhora o batimento cardíaco e a circulação do sangue.

Além disso, ele libera energia o que ajuda no sistema respiratório, condicionamento físico e agilidade nas atividades diárias, como flexibilidade e coordenação motora.

Ao longo do artigo você vai conhecer atividades e exercícios que pode te ajudar a manter uma vida mais saudável ao longo do tempo.

Fisioterapia para coluna

A fisioterapia é um tratamento excelente para pessoas que possuem dores na coluna, o procedimento é feito por meio manual com alongamentos ou automatizado por meio de equipamentos eletrônicos e outras técnicas essenciais.

A fisioterapia para coluna tem diversos benefícios, como:

  • Alívio de dores nas costas e outras partes do corpo;

  • Melhora nos movimentos e coordenação;

  • Resistência física;

  • Evita necessidade de cirurgias;

  • Diminui a necessidade de medicamentos.

As dores nas costas e na coluna geralmente aparecem na região lombar que vai até a parte do glúteo.

O tratamento por meio da fisioterapia foca diretamente na dor, o profissional deve se atentar ao quadro do paciente para passar por uma reabilitação adequada.

Hidroginástica e seus benefícios

hidroginástica para coluna é indicada para pessoas que possuem pouco condicionamento físico, porém pode ser feita por pessoas de todas as idades e condicionamentos.

Atletas que sofrem lesões, pessoas com problemas nos músculos ou que precisam reforçar as articulações recebem a indicação da hidroginástica para prevenir futuras lesões ou dores por má postura, mau sono ou sedentarismo.

Os exercícios ajudam a melhorar a força física e flexibilidade, isso ajuda a diminuir as dores da coluna. As atividades são realizadas dentro da água assim torna mais agradável e menos cansativa, principalmente para pessoas que precisam evitar dores e não gostem de transpirar.

O ambiente das aulas costuma ser bem divertido por ter exercícios com esportes, música e um profissional para auxiliar, tornando a hidroginástica estimulante e eficaz.

Treinamento funcional

treinamento funcional intenso se baseia nos movimentos básicos do ser humano, os movimentos mais naturais que o corpo humano é capaz de fazer, como correr, pular, puxar, agachar empurrar.

Desse modo, é possível ganhar força, flexibilidade, equilíbrio e resistência com pequenas repetições ao longo do tempo.

O treinamento funcional ajuda a retirar a pessoa dos hábitos que a prejudica, como má postura, exercícios de musculação de forma incorreta entre outros problemas e repetições.

Assim, a musculação no treinamento intenso é feita com o uso de cordas, bolas, discos e elásticos, evitando qualquer tipo de lesão e maior facilidade no emagrecimento, perda de gordura e definição dos músculos.

Exercícios funcionais

Os exercicios funcionais estão em destaque no mundo inteiro. A modalidade tem atraído pessoas de todas as idades por ser muito benéfica. De modo geral, quem procura esse exercício busca ter mais resistência e prevenir problemas de coluna.

Existem treinamentos que podem ser praticados tanto em academias quanto em casa, como a prancha, corrida, elevação de joelhos, salto com flexão de joelhos, agachamento, entre outros.

Exercicios aerobicos

Além do funcional, é possível se adaptar aos exercicios aerobicos responsáveis por trazer melhor resultado na oxigenação dos músculos, circulação sanguínea, como a melhoria no funcionamento do pulmão e coração.

Isso ocorre porque durante os exercícios o corpo necessita de oxigênio, com isso o coração acelera o batimento e assim recebe o oxigênio necessário, essa dinâmica frequente gera resistência e por isso é considerada aeróbica.

Entre as atividades realizadas as mais comuns são pular corda, subir e descer escada, jump, caminhar, correr, dançar, pedalar, entre outros.

Pilates e equipamentos

Pilares é um conjunto e exercícios realizados manualmente ou por meio de equipamentos exclusivos visando controle e conexão entre o corpo e a mente humana, restaurando a saúde e melhorando a qualidade de vida.

O método tenta garantir um melhor condicionamento físico e emagrecimento diferente do mundo fitness. Os aparelhos de pilates mais utilizados são os: cadillac, ladder barrel, reformer, step chair e etc.

Um fator importante a se destacar é na diferença entre os equipamentos atuais e o de pilates, tanto na aparência física quanto nas medidas.

Cada equipamento atende a um tipo de necessidade e precisa ser realizado corretamente, por isso é importante o acompanhamento de um profissional durante todo o procedimento.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *