Equipamentos

Pontos cruciais para comprar uma cadeira de rodas

Escolher uma cadeira de rodas não é brincadeira. Não é um mero acessório para o auxílio da locomoção de pessoas deficientes. A cadeira tende a se incorporar ao corpo do usuário, como se fosse um membro.

Ao escolher qual comprar deve se levar algumas coisas em consideração, principalmente os benefícios e o conforto que ela oferece, já que será um equipamento utilizado por horas a fio durante os dias.

Abordaremos aqui, alguns fatores sobre as cadeiras de rodas e eles o ajudarão a analisar bem na hora de escolher a sua ou da pessoa que a irá utilizar.

Continue com sua leitura e venha entender melhor, os pontos cruciais na escolha de uma cadeira de rodas de qualidade.

A cadeira – como escolher

Como já citado anteriormente, a escolha da cadeira de rodas ideal é algo que se necessita a consideração de alguns pontos específicos, e esses devem ser analisados levando em conta a indicação de uso e as características apresentadas pelo usuário.

Cada vez mais a tecnologia tem avançado em função de desenvolver aparelhos mais adequados para a utilização de pessoas que possuem deficiências.

Já existem modelos dobráveis, motorizados, com levante elétrico e até mesmo por controle cerebral.

Dependendo das indicações feitas por profissionais, há diferentes marcas e tipos de equipamentos disponíveis para compra no mercado.

Como ela é uma ferramenta necessária para que o usuário possua uma qualidade de vida boa e em diversas circunstâncias, temporárias ou permanentes, é necessário que se avalie as características técnicas de cada produto, assim como também as ergonômicas.

Deve-se procurar aquelas que mais oferecem um melhor custo-benefício, e a cadeira de rodas preço deve-ser analisada partindo de suas qualidades e pormenores.

Vamos conhecer um pouco mais sobre as cadeiras.

Cadeira de rodas monobloco

Este é um modelo que pode ser considerado leve e compacto. Tem uma estrutura inteiriça e com quadro menor. Ela permite que o usuário realize manobras em pequenos espaços e oferece uma maior independência e agilidade em sua locomoção diária.

Ela oferece alguns pontos que valem ser considerados:

  • Encosto dobrável;

  • Inclinação;

  • Encosto anatômico;

  • Apoio para cabeça

Cadeira de rodas dobrável em X

Essa cadeira tem estrutura constituída de duas partes laterais, essas que são unidas por tubos em formato de X, que ficam sob o assento.

Essa cadeira oferece uma melhor estabilidade para o corpo, e dado isso, é recomendado para pessoas que possuem uma maior independência, que não possuem um controle real sobre o próprio tronco e membros.

Cadeira motorizada

A cadeira de rodas elétrica  permite o deslocamento do usuário pelo comando do próprio. Independentemente do comprometimento motor do paciente, os recursos de direção e velocidade dela, funcionam a partir de controles eletrônicos, presentes nela, como joysticks.

Esses controles podem ser acionados com a força de dedos, pés ou mesmo do queixo, ou seja, para aqueles usuários que se encontram em situações onde não possuem movimentação dos membros.

O controle do sistema motorizado por meio de joysticks, garante que a pessoa tenha autonomia em sua locomoção e não dispensa sua energia para tal.

Ela é ideal para os que necessitam percorrer grande distâncias ou para os que desejam ter uma maior praticidade e independência em sua locomoção diária.

Se você está pensando em adquirir uma Cadeira de rodas motorizada preço deve ser analisado nas diversas lojas e empresas que comercializam esse equipamento.

Como um adendo, vejamos um importante acessório que é altamente benéfico aos cadeirantes.

Almofadas

É natural que o assento original da cadeira de rodas não seja o mais confortável possível, e para aqueles usuários que irão ficar um bom tempo de seu dia em cima dela, não é algo positivo.

Por isso, muitos aderem as almofadas para assento de cadeira de rodas.

Elas oferecem um maior conforto, estabilidade e bom alinhamento postural, além disso, aliviam a pressão na região dos glúteos e diminui as chances de aparecimento das temidas escaras, que são ferimentos ocorrentes em locais que permanecem muito tempo em contato com algumas superfícies.

Existem alguns tipos delas, como a Almofada gel, de espuma, de ar e silicone. Bom, basicamente é isto. Há uma série de considerações a se fazer na hora de escolher a devida cadeira de rodas.

É um momento muito importante e deve ser levado em consideração, com seriedade e disposição para se pesquisar os melhores modelos presentes no mercado.