Alimentação

Como seguir uma dieta low carb?

Quando o assunto é dieta, a alimentação low carb vem ganhando cada vez mais espaço, seja no prato, seja nas redes sociais. Mas, afinal, o que esse conceito representa?

Definir um cardápio semanal, organizar as compras no mercado e preparar marmitas congeladas são algumas das dicas de quem segue essa dieta

Traduzindo ao pé da letra, o low carb significa baixo carboidrato, indicando uma dieta com consumo reduzido desse macro nutriente. Pães, macarrão, arroz e batata fazem parte do grupo alimentar que deve ser reduzido.

Para deixar os pratos tipicamente brasileiros de lado e optar por adaptações low carb, a dica é se planejar!

A definição de um cardápio semanal, a organização das compras no mercado e a confecção de marmitas congeladas pode fazer a diferença para quem tem dificuldades em se manter na linha no dia a dia.

O que é a dieta low carb?

O conceito, como citado acima, se baseia no baixo consumo de carboidrato, macro nutriente presente nas massas e em alimentos clássicos da cozinha brasileira, como o arroz e a batata.

Em contrapartida, o consumo de alimentos ricos em proteínas, como as carnes e os ovos, deve aumentar. Gorduras de boa qualidade e alimentos ricos em fibra também se tornam aliados do prato.

Através das substituições, a dieta low carb procura introduzir sementes, oleaginosas, frutas e legumes, enquanto reduz o consumo de carboidratos, gorduras ruins e até mesmo de bebidas alcoólicas.

Quais são os benefícios da dieta low carb?

Muitas pessoas buscam o low carb como uma maneira de diminuir o peso, associando a palavra dieta ao conceito de emagrecimento.

Entretanto, não é bem assim que a alimentação funciona. A dieta low carb traz consigo diversos benefícios que podem ser consultados na lista abaixo:

  •     Controle do apetite: a substituição dos carboidratos por proteínas e fibras colabora para a sensação de saciedade, regulando o apetite de forma saudável. Isso não quer dizer que os níveis serão drasticamente reduzidos.
  •     Melhora na saúde: esse benefício pode ser observado nos exames de sangue, ao checar os níveis de colesterol e triglicerídeos. O nível de açúcar no sangue também é regulado, colaborando para a saúde dos indivíduos que possuem diabete.
  •     Diminuição da retenção de líquidos: o alto consumo de água através dos alimentos da dieta colabora para o combate à retenção de líquidos, que causam desconforto.
  •     Perda de peso: o aumento do consumo de fibras que ajuda a regularizar o intestino e a redução de calorias através da substituição dos carboidratos colaboram para a perda de peso.

Como seguir a dieta low carb?

Para seguir a dieta low carb, basta restringir o consumo dos carboidratos. Falar pode ser simples, mas, na prática, algumas dicas ajudam a resistir às tentações e seguir firme na nova alimentação!

Dica 1: prepare um cardápio

A primeira dica é apostar em um cardápio semanal. Assim, é possível pensar previamente nos nutrientes que estão indo para o prato, seguindo a dieta low carb da melhor maneira possível.

Variar nos tipos de preparação e nos ingredientes também é essencial para trazer variedade e tornar a alimentação mais prazerosa, não focando apenas na dieta a ser praticada.

Dica 2: organize as compras no mercado

Cardápio pronto? Hora de ir às compras! No mercado, foque nos ingredientes necessários para a preparação das refeições e evite comprar itens que estão fora da sua dieta.

Assim, se torna mais simples seguir o low carb no dia a dia.

Dica 3: aposte nas marmitas

A praticidade é um dos aliados de quem tem uma vida corrida, mas não são só os fast foods que podem ser práticos!

Preparando marmitas congeladas, é possível cozinhar apenas uma vez por semana e organizar todas as refeições de forma rápida para o dia a dia.

Dica 4: introduza a refeição livre

A refeição livre consiste em uma refeição onde não é necessário cumprir a dieta.

Ela pode acontecer uma vez ao mês, quinzenalmente ou ainda uma vez por semana, de acordo com o objetivo e a necessidade de cada um.

Manter uma refeição livre planejada pode ajudar na disciplina no dia a dia, afinal, se toda a dieta correr bem, você terá um momento livre para comer os alimentos que fogem do low carb.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *