Alimentação

Como manter uma alimentação saudável?

Uma alimentação saudável é de extrema importância para ter uma boa qualidade de vida. Hoje em dia, com a força dos “fast-foods” e alimentos industrializados, dar atenção a essa questão é essencial. Os hábitos alimentares estão mais atrelados à saúde do que parece. Isso porque a alimentação fornece ao corpo vitaminas e minerais dos quais ele precisa para ter um bom desempenho, principalmente se forem usados alimentos naturais.

Entenda os benefícios de uma alimentação saudável

Os benefícios de uma alimentação saudável são inúmeros para o corpo, como a prevenção de doenças, o equilíbrio hormonal, o combate às dores corporais, melhora do rendimento e concentração, aumento de energia, e até mesmo melhora o humor e prolonga a juventude.

  • Alguns cuidados são necessários para que se possa manter uma alimentação saudável:
  • Beber pelo menos dois litros de água por dia;
  • Dar preferência a produtos integrais, pois são ricos em minerais, vitaminas e fibras;
  • Evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar, frituras e carnes processadas;
  • Evitar dietas restritivas, pois elas distorcem a relação do ser humano com a comida, aumentando a vontade de comer e, consequentemente, a chance de engordar.
  • Consumir álcool em excesso pode atrapalhar a dieta, então lembre-se sempre que a moderação é essencial.

Como montar uma dieta saudável?

Para montar uma dieta, ainda mais quando se tem um objetivo específico, o ideal é procurar um nutricionista, que é especialista na área e com certeza é a escolha mais segura para te fazer recomendações em relação à alimentação.

Porém, tem sido ainda mais difícil ter um hábito alimentar saudável, não só pela cultura da industrialização, mas também pelo uso de agrotóxicos no cultivo de alimentos, com o objetivo de obter uma produção maior, combater insetos, fungos e bactérias ao redor dos alimentos. O uso de agrotóxicos oferece riscos à saúde humana a curto, médio e longo prazos. Além disso, pode oferecer riscos ao meio ambiente e de intoxicar os trabalhadores rurais que ficam expostos por muito tempo a essas substâncias no meio agrícola.

Para ter uma alimentação saudável e sem riscos, optar por produtos organicos é uma excelente opção, o que vem conquistando a população brasileira. Isso porque, com os alimentos orgânicos, não há o risco de ter problemas que são adquiridos com a intoxicação causada por agrotóxicos e, inclusive, purificam o organismo melhorando distúrbios gastrointestinais e hepáticos provocados pela química contida em alimentos inorgânicos.

Benefícios dos alimentos naturais

Os alimentos naturais são mais confiáveis e nutritivos, por não terem o aroma e o sabor alterados pelas substâncias químicas produzidas pelos agrotóxicos.

Procurar uma loja de produtos naturais é o ideal para adquirir os melhores produtos, porque no geral esse tipo de loja se preocupa em oferecer a qualidade de uma alimentação sem nenhuma química. Os mercados convencionais não costumam ter o mesmo cuidado com a segurança alimentar, já que vendem normalmente produtos industrializados e que contenham agrotóxicos. Ou seja, é difícil saber quais dos produtos que estão sendo vendidos são naturais ou não, afinal, é vendido todo tipo de alimento, ao contrário de uma casa de produtos naturais, que se presta a vender apenas alimentos naturais especificamente.

Os alimentos naturais devem possuir um selo de certificação oficial, fornecido pelas associações e órgãos certificadores independentes, para que seja indubitável a qualidade e procedência dos produtos. Isso também é algo possível de se verificar em uma loja de produtos naturais.

Essas lojas se tornaram uma ótima opção muito também pelo fato de serem mais econômicas, com um preço diferenciado e capaz de ajudar no orçamento de muitas pessoas. A razão de isso acontecer pode ser atribuída a diversos fatores, mas o principal é que tais lojas costumam comercializar produtos naturais atacado e à granel, o que possibilita que os preços sejam mais acessíveis.

Para ter uma ideia, enquanto 50g do tempero curry custa R$5,25 em um mercado convencional, em um armazém que vende produtos naturais, custa R$7,80 o quilo.

Trocar as embalagens de supermercado do seu armário de cozinha pelos saquinhos de produtos à granel vale muito a pena, porque em uma casa de produtos naturais, encontra-se uma variedade de produtos, até mesmo aqueles que não se encontra facilmente em supermercados. Há vários exemplos, como farinha de grão de bico, lentilha vermelha, arroz negro, vários tipos de sal, etc.

Não é nada difícil se convencer a buscar uma alimentação natural para obter, por consequência, uma alimentação saudável. Com todos as vantagens para a saúde, o meio ambiente e, ainda por cima com o preço de produtos naturais atacado, é melhor buscar o empório de produtos naturais mais próximo de onde você mora e iniciar um novo estilo de vida, com mais qualidade, agora!

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *