praticar exercícios
Bem estar Exercícios

Como incentivar as crianças a praticar exercícios?

Segundo especialistas, crianças e adolescentes precisam de ao menos uma hora para praticar exercícios diariamente para manter o bem-estar e a saúde em dia. No entanto, nos dias de hoje, mesmo as mais divertidas brincadeiras têm perdido o lugar para as telas.

Com isso, incentivar as crianças a se exercitarem tem sido um verdadeiro desafio para pais e responsáveis. Ainda assim, é preciso ser insistente. Andar de bicicleta ou passear ao ar livre, por exemplo, podem ser boas formas de fazer os pequenos se moverem.

Pensando nisso, listamos neste artigo algumas dicas úteis que podem ajudar você a estimular seu filho a ser mais ativo no dia a dia e praticar exercícios. Acompanhe a leitura!

Descubra do que a criança gosta

Descobrir qual é o esporte ou a brincadeira favorita do seu filho sem dúvidas tornará a atividade física mais atrativa e divertida.

Caso ele goste de andar de bicicleta, jogar futebol, nadar ou praticar qualquer outro esporte, uma boa opção pode ser matriculá-lo em aulas específicas, assim se tornará parte da rotina.

No entanto, vale destacar que é indispensável que a criança passe por uma avaliação médica antes de iniciar qualquer atividade física e que haja sempre um profissional capacitado orientando essas práticas.

Assim não haverá riscos do exercício prejudicar o desenvolvimento do seu pequeno.

Brincar também pode valer como praticar exercícios

As brincadeiras infantis em geral exigem muita energia das crianças, não é mesmo? E isso é bom, pois conta como atividade física.

Embora boa parte dos pequenos esteja ligada à tecnologia, levar seu filho para brincar do lado de fora de casa já faz muita diferença, por mais simples que pareça, pois algumas brincadeiras ao ar livre são divertidas e importantes para a saúde das crianças, como:

  • Dançar;
  • Correr;
  • Pular corda;
  • Brincar de pega-pega.

Inclusive, sempre que possível, aproveite e também curta esses momentos ao lado do seu filho, pois uma coisa é certa: será muito divertido e ele ainda poderá socializar com outras crianças – o que contribui bastante para o desenvolvimento.

Se possível, faça a criança caminhar até a escola

Se houver a possibilidade de o seu filho ir à escola andando, em vez de levá-lo de carro ou qualquer outro meio de transporte, incentive-o a caminhar. Patinete, skate e bicicleta, com os devidos equipamentos de proteção, também podem ser boas opções.

Dessa forma, não só vocês dois se exercitarão mais, como também – se a criança costuma ser um pouco sonolenta no período matinal – a manterá mais acesa e pronta para o aprendizado quando chegar à sala de aula.

Crie um gráfico de atividade física

A palavra tarefa soa como algo negativo, especialmente para as crianças e os adolescentes.

No entanto, você pode usar o conceito de um gráfico de tarefas para estimular seu pequeno, renomeando como gráfico de exercícios e o tornando mais atrativo. Isso, sem dúvidas, vai ajudá-lo a lembrar de se manter ativo durante o dia.

E, a depender da idade da criança, você pode até mesmo percorrer a rota tradicional do gráfico e aplicar estrelinhas douradas nos dias em que todas as atividades forem cumpridas. Outra opção é oferecer um prêmio no final do mês ou de uma semana de exercícios diários. 

Dê o exemplo

Por fim, tenha em mente que o seu filho olha para você como um espelho, e nenhuma porção de encorajamento funcionará se ele não ver que você também faz o que diz ser importante que ele faça.

Em outras palavras, se você também se exercitar, seu filho perceberá que a atividade física é realmente importante, e muito provavelmente também se interessará pela prática.