Cuidados Terceira Idade

Como garantir mais qualidade de vida na terceira idade?

Práticas que promovem qualidade de vida são extremamente bem-vindas em todos os momentos, não é mesmo?

Especialmente na terceira idade, quando nosso corpo passa por transformações e as atividades executadas também devem mudar, é importante não se desligar da saúde e não se esquecer de que bons hábitos prolongam a vida e a tornam muito mais prazerosa.

Dessa forma, vale a pena conhecer um pouco sobre os benefícios oferecidos pela atividade fisica leve e moderada durante a terceira idade, o que pode fazer toda a diferença na autoestima, na sensação de conforto e na disposição durante as tarefas do cotidiano.

Mas quais são eles e como lidar com as queixas que são mais recorrentes quando estamos falando desse período da vida?

No artigo a seguir, fique por dentro de algumas dicas e sugestões que podem contribuir de forma transformadora para a promoção de bem-estar na vida de pessoas que vivenciam esse momento único, a terceira idade.

Além disso, acompanhe também informações importantes e saiba como garantir diagnósticos precisos e tratamentos confiáveis.

Queixas mais comuns na terceira idade

São variados os tipos de queixas que podem surgir nesse período da vida. Afinal, o corpo está se transformando mais uma vez e é natural que algumas funções passem por mudanças intensas que vão influenciar na vida diária das pessoas.

O ideal, portanto, é sempre acolher seu corpo e o tempo que ele está vivendo, pois isso é fundamental para uma boa relação com a terceira idade, que, como todos os outros períodos, oferece belezas e desafios.

Um dos cuidados mais indicados é a prática de atividades, alongamentos e demais exercícios que possam contribuir para a renovação diária do seu corpo e a produção de energia, gerando mais disposição e bem-estar durante a sua rotina.

Por isso, além dos bons hábitos e de uma alimentação equilibrada, a Fisioterapia para coluna também pode ser de extrema importância, especialmente com o aumento das queixas de dores na coluna por parte de pessoas de todas as idades.

Vale lembrar que, ao sinal de qualquer incômodo, é importante contar com ortopedistas e fisioterapeutas de qualidade, que possam garantir um atendimento efetivo, o diagnóstico de confiança e, claro, o acompanhamento posterior especializado, o que possibilita uma recuperação muito mais rápida e resolutiva.

Pilates: mais saúde e bem-estar

Existem diversas práticas que podem ajudar nesse contexto, sendo o Pilates para coluna ideal por conta da possibilidade de alongar os músculos, movimentar-se e, até mesmo, fortalecer o corpo por meio de práticas mais leves, que respeitam o limite de cada um.

São muitas as vantagens da prática do Pilates, de forma que ele pode realizar uma transformação muito positiva no seu corpo e, até mesmo, na sua mente em diversos aspectos.

Alguns dos maiores benefícios oferecidos do Pilates são:

  • Aumento da capacidade de concentração;
  • Aprimoramento do autocontrole;
  • Estímulos de coordenação motora;
  • Controle adequado da respiração;
  • Sensação de fluidez e elasticidade.

Além do alongamento para coluna, que é um exercício extremamente importante e que pode fazer parte dos seus hábitos diários, por exemplo, vale a pena também exercitar todos os membros do corpo, sempre de forma leve e com o acompanhamento indicado.

Isso vai gerar mais disposição e uma sensação de satisfação que só pode ser estimulada pela prática de atividades funcionais.

Academia para a terceira idade

São diversos os benefícios promovidos pela prática de atividades físicas na terceira idade, entre elas a diminuição do estresse, a redução de chances de desenvolvimento de problemas cardíacos, uma melhora considerável na velocidade de locomoção e, até mesmo, um aumento da capacidade respiratória.

Isso sem falar no fortalecimento dos ossos e nos efeitos extremamente positivos para a mente, já que os estudos indicam que idosos que se exercitam se dizem mais felizes do que aqueles que não realizam nenhum tipo de prática física.

Nesse contexto, a academia terceira idade é ideal, sendo um espaço que incentiva e estimula as pessoas a se exercitarem. Isso tem um efeito determinante na sensação de bem-estar, o que vai influenciar de forma geral em todos os aspectos da vida, promovendo mais equilíbrio e felicidade.

Vale lembrar, ainda, que a prática de atividades físicas na terceira idade deve ser acompanhada por especialistas e indicada de acordo com a idade e a disposição de cada paciente.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *