Curiosidades

Como estimular a produção natural de progesterona

Visto a sua importância, hoje trouxemos algumas dicas de como estimular a produção natural de progesterona

A progesterona se tornou o hormônio mais comentado e conhecido pelas mulheres, seja por seu papel importante na gravidez, pela regulagem do ciclo menstrual ou até mesmo pela preparação que o útero tem para receber o óvulo (já fertilizado). 

Nos dias normais, a progesterona já alcança o seu pico no período de ovulação, e assim continuam caso seja a situação de gravidez. 

Isso ocorre, pois o corpo precisa se preparar para que o útero se desenvolva e não ocorra um aborto. Contudo, quando a mulher não está grávida, os ovários param de produzir esse hormônio. 

Nesse sentido, ocorre a menstruação, que é quando o útero perde o seu revestimento através da destruição, sendo tudo isso liberado de maneira natural por meio da menstruação. 

A diminuição (dependendo da gravidade do problema) de progesterona resulta, na maioria dos casos, negativamente no quesito fertilidade e em algumas situações, o aborto. 

Nem toda mulher deseja engravidar, mas independentemente de qual seja o seu desejo, é necessário ter atenção para o tema. 

Necessito fazer o exame de progesterona?

Você pode realizar esse exame quando quiser, afinal, nunca é tarde para saber como vai a sua saúde. Contudo, alguns casos são mais recomendados que os outros, considerando os anseios da mulher. 

Mulheres que se encontram em gravidez de risco, as que possuem menstruação irregular ou que estão com dificuldade para engravidar são as que mais recebem indicação para realizarem esse exame.

Normalmente, esses exames servem para verificar os níveis de progesterona, e são realizados na fase do pré-natal, mas você pode repetir quantas vezes você achar necessário. 

Algumas grávidas apresentam níveis baixos desse hormônio, então é necessário ficar de olho. 

E, ao contrário do que muitos pensam, esse exame não serve para verificar se a mulher está grávida, sendo o mais correto e recomendado o HCG.

Como posso aumentar a progesterona de forma natural? 

A resposta para essa pergunta está na sua alimentação, afinal, pelo que vemos, como nos alimentamos é primordial para entender o nosso funcionamento. 

Além disso, mantenha sua presença frequente com médico de confiança, a fim de receber recomendações em prol da sua saúde. 

Além disso, como esse hormônio é originado naturalmente em nosso corpo, nada melhor do que aumentar essa produção de maneira natural também. 

É interessante que você adicione em seus hábitos chás, como os de cúrcuma ou orégano, pois eles irão ajudar a aumentar os seus níveis de progesterona. 

Outro hábito a ser pensado, é ingerir alimentos que sejam ricos na sua composição de vitamina B6. A exemplo de alguns alimentos a serem citados são o salmão, a fruta banana e bife de fígado. 

É interessante visitar um nutricionista para que você receba uma indicação de alguma suplementação de magnésio. 

Inclusive, ao contar sobre a situação que você está passando, essa será a recomendação desse profissional. 

No seu cardápio diário, é importante preferir sempre os alimentos que possuam proteína. Além disso, aposte em ingerir legumes com a folha escura, por exemplo, o espinafre.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *