Odontologia

Coisas que você não sabia em relação ao Bruxismo

O bruxismo é considerado uma mania de ranger os dentes, seja durante o sono ou ao longo do dia quando as pessoas estão expostas a altos níveis de ansiedade ou estresse.

Este ato, além de desgastar dos dentes, pode também causar fortes dores de cabeça.

Quando recorrente, o bruxismo pode causar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva.

O bruxismo pode também levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como a síndrome de articulação têmporo-mandibular (ATM). Se está em dúvida sobre o diagnóstico, procure as seguintes especialidades:

  • Clínica médica;
  • Odontologia;
  • Psiquiatria;
  • Fonoaudiologia.

Tratamento do bruxismo

Tratamento de bruxismo correto tem a ver com o que está lhe causando o problema.

Por isso, quando for consultar um especialista, sempre procure fazer todas as perguntas possíveis e apropriadas para entender o máximo sobre as causas do bruxismo, além disso, procure fazer exames detalhados dos dentes.

Um dentista pode auxiliar na hora de determinar a fonte da causa do seu bruxismo. Depois de diagnosticado os danos causados ao seus dentes, o dentista poderá sugerir alguns procedimentos para regularizar e sanar as alterações.

Usar um dispositivo quando dormir

Bruxismo placa é feita sob medida, de acordo com o molde dos seus dentes, pelo seu dentista.
A placa encaixa-se sobre os dentes superiores garante a proteção para que eles não se triturem ao ranger com os dentes inferiores.

Mesmo sendo um dispositivo que vai auxiliar para que os danos não sejam piores, e seja uma boa maneira para lidar com bruxismo, ela não é a cura.

O uso placa bruxismo farmacia de acrílico ou silicone é bem indicado pelos dentistas. Mas, como dito acima, o tratamento ainda envolve psicólogo (para diminuir a ansiedade) e fisioterapeuta (para o relaxamento muscular).

Existem 3 tipos diferentes, cada um com uma função e uma composição diferentes. São eles:

  • macio;
  • semi-rígido;
  • rígido.

Placa para bruxismo preço macio é um dos mais usuais e fáceis de encontrar. A placa é composta de poliéster e tem efeito leve, garante a contenção da movimentação dos dentes, mas não é o mais indicado em casos mais graves.

Então, agora que você já sabe um pouco mais sobre a placa de bruxismo, você pode comprar placa bruxismo ou for fazer a aplicação no profissional, caso a doença esteja em um nível mais avançado e demande tratamento mais específico.

Por isso, saiba que existem 3 tipos diferentes de bruxismo que são classificados de acordo com a gravidade dos desgastes nos dentes. São eles:

  • Bruxismo ausente;
  • Bruxismo leve a moderado;
  • Bruxismo severo.

Para os casos mais comuns e sem grandes complicações, bruxismo placa miorrelaxante é a mais indicada. Ela é fabricada em acrílico e moldada com superfícies lisas na parte externa.

Ela garante a proteção dos dentes, além desse tipo de placa reduzir a retração da mandíbula causada pelo afastamento dos dentes. Outro ponto positivo deste modelo é a eficiência no combate a desprogramação da ação neuromuscular.

Durabilidade da placa

A durabilidade da placa para bruxismo depende de alguns fatores, como espessura, número de dentes que estão em atrito e a gravidade do problema.

Além disso, é preciso levar em consideração o estado de conservação em que o acrílico presente se encontra.
Tudo depende da quantidade do acúmulo de manchas, placa bacteriana e, inclusive, o tártaro.

Higienização

Para saber placa bruxismo como limpar, consulte um dentista, além de seguir os seguintes passo:

Utilize uma escova específica: Você pode adquirir uma escova especial para o dispositivo ou utilizar alguma comum. Funciona da mesma forma;

  • Sabão no protetor: Você pode usar detergente neutro ou um sabonete antibacteriano para higienizá-la;
  • Água morna: O uso de água morna na escova de dentes gera espuma. Esfregue as partes com sujeira e placa bacteriana;
  • Mantenha na boca ou guardado: Isso vai proteger a sua placa contra sujeiras, quedas e animais que podem mastigá-la.

Botox

Em alguns casos, o botox também pode ser de grande utilidade, pois ao utilizar a toxina, ele alivia a mordida e o ranger dos dentes, através da sua aplicação em determinados pontos do músculo com o papel de realizar a mastigação.

Depois dessas dicas, não sofra mais com o bruxismo. Ele pode afetar sua autoestima e causar danos aos dentes e à musculatura da mandíbula.

Existem alternativas e você pode encontrar a que melhor atenda o seu caso. Procure um especialista!

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *