sol
Cuidados Saúde

Benefícios do sol para a saúde: melhores horários e principais cuidados

De modo geral, existem algumas recomendações médicas que valem para todas as pessoas, independentemente da idade ou do sexo. Beber água, ter uma alimentação equilibrada, fazer atividades físicas e tomar sol diariamente são alguns exemplos.

Porém, em se tratando desta última, é preciso ter alguns cuidados específicos. Isso implica no horário da exposição ao sol e no uso de protetor solar. Assim, você consegue garantir um bronzeamento saudável e (quase) sem esforço algum.

Sendo assim, hoje você vai conhecer os principais benefícios do sol para a nossa saúde, considerando os cuidados já citados e outros. Com isso, você garante uma melhor qualidade de vida e, é claro, mais saúde.

Importância de tomar sol

O principal benefício da exposição moderada ao sol tem a ver com a produção de um nutriente específico que age em diferentes partes do nosso organismo: a vitamina D. 

Trata-se de uma substância muito importante, que contribui para a prevenção de doenças, como:

  • Osteoporose;
  • Câncer;
  • Regula a imunidade;
  • Entre outros.

Poder expôr a pele diretamente ao sol, com a frequência e os horários adequados, garante uma produção muito maior dessa substância que o uso de medicamentos à base de vitamina D, geralmente, tomados em cápsulas ou comprimidos. 

Isso sem falar que tomar sol é algo que não custa nada do ponto de vista financeiro. Especialistas apontam ainda para a ligação entre o ato de tomar sol com a melhora do humor. 

Isso ocorre porque há um aumento na produção de endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar e de alegria. Consequentemente, teremos essa espécie de antidepressivo natural em níveis mais elevados.

A melhora na qualidade do sono também deve ser incluída na lista de benefícios que temos ao tomar um bom banho de sol; assim como o estímulo à produção de melanina. 

Esta última, além de dar um pigmento mais escuro, também protege a pele contra os efeitos nocivos da radiação, como queimaduras e vermelhidão.

Quais cuidados na hora de tomar sol?

Ficou claro que a exposição solar tem diversos benefícios para o nosso organismo. O detalhe que faz toda a diferença é que, para garantir todos eles, é preciso que essa exposição seja feita em horários adequados. 

De modo geral, a indicação é fazer isso antes das 10h da manhã ou depois das 16h da tarde A razão para esse horário específico está na força da radiação solar entre o horário de 10 às 16 horas. 

É nele que há uma maior concentração dos chamados raios ultravioleta B (UVB), que podem causar vários problemas dermatológicos, como queimaduras, envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele.

Em relação ao tempo de exposição, os médicos costumam indicar de 10 a 30 minutos todos os dias, preferencialmente com o máximo do corpo à mostra. Há especialistas que indicam que, para esse tipo de banho de sol, não é preciso usar muitas peças de roupa nem mesmo protetor solar.

Porém, o uso do protetor é super necessário, especialmente se você deseja pegar aquele bronze bonito de maneira natural. A recomendação é aplicar um produto que tenha fator de proteção solar (FPS) de, pelo menos, 30 – seja qual for a sua tonalidade de pele.

Caso precise ou deseje tomar seu banho de sol fora dos horários indicados, o cuidado com a proteção deverá ser redobrado. O protetor solar, por exemplo, deverá ser reaplicado a cada duas horas ou imediatamente após tomar banho de piscina, ducha, rio ou mar.

Usar itens de proteção física, como chapéus, viseiras e bonés; ficar embaixo de um guarda-sol; e beber muita água são outros cuidados importantes, que devem ser colocados em prática sempre que houver exposição ao sol.