Hospital Tratamento

Benefícios da medicina alternativa nos cuidados com a saúde

Os avanços da medicina permitem que os cuidados com a saúde sejam extensivos a diversas partes do corpo humano.

Mas há algumas práticas que são realizadas por profissionais da área da saúde, mas com o conhecimento milenar, utilizado por culturas ancestrais, e que têm uma grande aceitação por pacientes, nos mais diferentes tratamentos como medicina alternativa.

Acupuntura

A acupuntura, por exemplo, é um método de tratamento corporal que usa o conhecimento de pontos do corpo humano que estão ligados aos sistemas digestivo, límbico, nervoso, e todos os demais sistemas, para tratamento e melhoria de diversas doenças.

A estimulação de parte do organismo proporciona um equilíbrio da energia que transcorre pelo corpo humano, fluindo energia para as parte do corpo que precisam ser tratadas e curada.

O profissional que trabalha nessa área, o medico acupunturista, precisa ter formação do curso de medicina, e cursos complementares, para poder atender de forma eficiente os pacientes.

Por se tratar da inserção de agulhas em pontos estratégicos, as terminações nervosas são estimuladas, enviando mensagens para o cérebro, agindo instantaneamente contra a dor, e proporcionando uma ação analgésica, combatendo qualquer tipo de inflamação.

Por isso, pessoas que possuem dores crônicas, como enxaquecas e dores musculares, passam pelo tratamento de acupuntura e observam uma melhora significativa, em poucas sessões.

Os profissionais que trabalham com esse tipo de tratamento, também buscam alternativas em outros pontos do corpo humano, que ajudam na eficácia do combate a dores e lesões corporais.

A acupuntura não só é boa para o corpo, mas também para a saúde mental, sendo recomendada para tratamento de doenças como a ansiedade e a depressão.

Auriculoterapia

A auriculoterapia utiliza pontos em toda a orelha, inclusive nos lóbulos, para os mais diferentes problemas que se apresentam no corpo humano.

Os estudos são aprofundados, e dores na coluna, cefaleia, artrose e artrites podem ser combatidas, com o uso da acupuntura apenas na região da orelha, inclusive ajudando em casos de obesidade, ansiedade, doenças respiratórias, como rinite, sinusite, e problemas estomacais e intestinais.

As massagens terapêuticas também são bastante difundidas, por meio da quiropraxia, ajudando no relaxamento muscular e alívio de tensões, sendo bastante empregada em lesões musculares de atletas, que sofrem pancadas, como em jogos de futebol, quando muitos pontos da perna acabam lesionados.

Apesar de todos os cuidados que a medicina alternativa proporciona ao corpo humano, muitas máquinas contam com tecnologia avançada para a realização de um check up básico de todas as funcionalidades, da cabeça aos pés.

Exames de sangue, urina e fezes também permitem verificar o funcionamento dos sistemas internos, como rins, pulmão, cérebro, entre outros órgãos.

Os exames podem ser realizados em laboratórios e clínicas médicas após a consulta com um médico clínico geral, que vai determinar qual o encaminhamento será necessário.

Entre as doenças mais comuns, é preciso estar atento às quatro principais, que causam muitos transtornos e podem ser contornadas com a prática de exercícios e uma alimentação saudável:

  • Diabetes (cuidado com o excesso de açúcar nos alimentos);
  • Pressão alta (cuidado com o excesso de sódio nos alimentos);
  • Doenças pneumológicas, como asma e bronquite;
  • Doenças cardíacas e obesidade.

A união de medicina alternativa com a medicina tradicional pode ser benéfica de diversas maneiras e os pacientes que buscam algum tipo de tratamento devem procurar indicações e profissionais devidamente registrados nos conselhos de medicina, para que não sejam enganados.

As massagens também devem ser realizadas por profissionais capacitados, pois os músculos do corpo humano podem ser ainda mais prejudicados, se não forem tratados de maneira correta, ocasionando males que podem ser evitados quando um profissional competente sabe o tipo de tratamento que deve ser realizado.

Assim como os remédios, a medicina tradicional não devem ser negligenciada, pois a tecnologia está à disposição, oferecendo diversas maneiras de tratamento, com equipamentos eficazes e de fácil alcance. Mas a medicina alternativa é uma forte aliada no processo de tratamento e recuperação.

Saúde bucal é importante

Os dentistas podem oferecer diversas alternativas para aqueles que precisam de uma prótese dentária com aparelho, é possível substituir a dentição e corrigir a mordedura, em casos mais graves, quando necessário, pois tudo que passa pela nossa boca, como forma de alimento, deve ser devidamente processado na mastigação para que o sistema digestivo faça o trabalho de maneira eficiente.

Para manter a aparência natural, é possível que alguns ajustes sejam realizados, por meio de intervenções cirúrgicas, ou então com a aproximação da coloração do esmalte com o clareador de dente, deixando com uma tonalidade de acordo com a arcada dentária do paciente.

Tanto a saúde quanto a estética e a auto estima são beneficiadas por todos esses procedimentos e técnicas alternativas. Pense nisso!

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *