Cuidados Procedimentos cirúrgicos Terceira Idade

Beleza na terceira idade: melhores cuidados para idosas

Quando chega a terceira idade, muitas pessoas percebem que precisam cuidar da beleza muito mais do que antes. Afinal, em diversos aspectos estamos mais debilitados ou sensíveis.

No entanto, em muito casos, é perceptível que os hábitos ao longo da vida tem como resultado a forma que a saúde e a beleza se mostram na terceira idade, geralmente pelo excesso de sol.

Há alguns anos as pessoas não ouviam falar sobre vaidade na terceira idade, uso de produtos em específico ou algo que ajudasse a diminuir a insatisfação. Contudo, o mercado viu que há uma alta demanda nessa fase, já que a aparência tem impacto direto no bem-estar e na saúde mental das pessoas nessa fase da vida.

Confira no artigo a seguir algumas informações que podem auxiliá-lo no cuidado diário e procedimentos estéticos que trarão mais saúde e beleza para essa fase.

Como cuidar da pele na terceira idade?

Quando a mulher chega na terceira idade pode encontrar diversos produtos e tratamentos que ajudam e rejuvenescer a pele ou evitam que ela seja mais machucada pela ação do tempo e climáticas, diminuindo sinais de envelhecimento.

Existem muitos produtos com vitamina A, por exemplo, que ajudam a promover o clareamento da pele, sendo contra a flacidez por ter acido glicótico e mandélico.

Além da exposição em excesso ao sol, também existem outros fatores que podem prejudicar a pele no futuro como:

  • Cigarro;

  • Álcool;

  • Alimentação desequilibrada;

  • Poluição;

  • Frio ou calor em excesso.

A mudança de tempo, por exemplo, ajuda a causar o ressecamento da pele causando uma perda de hidratação.

Neste contexto, também vale deixar como observação que a poluição pode causar aumento dos poros, deixando a pele mais áspera e irritada.

Cuidados com os cabelos

É muito importante manter o tratamento capilar em dia. Assim, quando as mulheres chegam na terceira idade, é normal acontecer o aparecimento dos fios brancos ou ainda a sua queda

Geralmente, no cenário dos fios embranquecidos, é comum que o primeiro método que elas venham recorrer é a coloração, de forma a trazer um tom mais próximo ao original.

Contudo, a tinta possui elementos como a amônia e a água oxigenada que podem enfraquecer os cabelos e causar quedas se não existir o devido cuidado,.

Nesse contexto, é necessário haver uma boa hidratação com uma frequência, pelo menos, semanal de forma a manter os fios saudáveis.

As quedas de cabelo também é algo normal, principalmente ao lavar ou pentear os cabelos, porém, algo em excesso pode gerar preocupações, nesse caso é indicado procurar um dermatologista.

Apesar disso, o investimento em métodos como o uso da peruca vêm se tornando cada vez mais comum. Isso porque ela tem fácil aplicação e não prejudica os fios naturais remanescentes. Isso sem mencionar que elas proporcionam mais variedade de cortes, cores e estilos.

1. Perucas naturais femininas

Seja uma peruca loira, escura, cacheada ou lisa, pode-se encontrar com muita facilidade esse item no mercado.

De modo geral, as perucas naturais femininas são produzidas após a retirada de um doador por um rabo de cavalo, são mantidas amarradas, ajudando na hora da escovação e produção.

Posteriormente, elas passam por procedimentos de silicone aplicado fio a fio para deixar com uma aparência mais natural e vívida. A maior vantagem desse item é proporcionar para a pessoa que a utiliza muito mais naturalidade, trazendo um impacto direto no bem-estar.

2. Como cuidar?

A peruca feita do cabelo humano pode ser cuidada da mesma forma que um cabelo comum, podendo usar secadores entre outros equipamentos que ajudam a manter lisos ou ondulados, sem causar danos.

Nesse caso, elas também poderão ter colorações distintas. Com o passar do tempo é normal que a peruca fique danificada, assim como o cabelo natural, o recomendado é que evitem contato excessivo com o calor para conservar os fios e realizar a manutenção com hidratantes e pente.

Cuidados com os dentes

O cuidado dos dentes é algo que não pode ser deixado de lado. Na terceira idade esses cuidados devem ser redobrados para garantir uma boca saudável e um sorriso bonito.

Quando a terceira idade chega é mais provável que as pessoas venham a desenvolver problemas odontológicos, devido a fragilidade do cálcio e a exposição frequente aos materiais ácidos existentes no alimento.

1. Faceta dental

Nesse contexto a faceta dental é um item aplicado na parte da frente do dente para deixá-lo mais bonito e ainda protegê-lo.

Geralmente as facetas são utilizadas para cobrir dentes manchados ou desgastados, até mesmo aqueles que possuem um espaçamento. Vale frisar que são próteses feitas em porcelanas que trazem uma aparência natural, não sendo perceptível.

Para aplicar as facetas, é necessário a retirada de uma pequena parte da superfície do dente, em seguida é colocada lâmina por lâmina, encaixando de forma adequada a cada dente.

2. Cuidados

Esse material em porcelana costuma durar muitos anos, porém, é necessário manter cuidados assim como os dentes comuns. Assim, utilizar fio dental e manter a escovação após cada refeição é muito importante.

3. Implante dentário

O implante dentario é um pino de titânio colocado dentro do osso para substituir os dentes ou somente um dente que veio a cair.

De modo geral, ele é indicado para pacientes que têm perdas dentárias que levam a problemas estéticos, dificuldade em uma mordida ou até mesmo perda óssea.

Cuidados na terceira idade

Hoje em dia, é possível encontrar uma casa de repouso para senhoras, dedicada ao cuidado diário e da saúde das mulheres em terceira idade.

Nesses locais é possível encontrar diversas atividades como fisioterapias, convênios odontológicos, palestras e atividades sobre beleza, ajudando as pessoas a desenvolverem uma vaidade e manterem seus cuidados.

Vale lembrar que todas as atividades tem de ser verificada na documentação da instituição, afinal, cada local oferece uma grade de tratamentos distintos.

Desse modo, quando é realizada a procura de um lar para idosos é necessário que isso seja avaliado com cautela, verificando se o local atende todas necessidades do paciente, oferecendo um ambiente tranquilo para que se sintam em sua casa.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *