acupuntura
Tratamento

Acupuntura para dor de cabeça: conheça essa poderosa terapia

Para nós, medicina alternativa, para os chineses, medicina tradicional, fato é que a acupuntura é um método muito eficaz e interessante, reconhecida como especialidade médica desde 1995, essa prática consiste em inserir pequenas e finas agulhas no corpo do paciente, com o objetivo de prevenir e tratar doenças.

Mas o que é acupuntura? Bom, a medicina tradicional chinesa é muito rica, espiritualizada e trabalha com muitos conceitos, como conceitos de harmonia e energias do ambiente, por exemplo.

Há diversos segmentos com técnicas específicas, como massagem, alimentação, uso de ervas, meditação, atividade física e a acupuntura.

A acupuntura é, segundo definições, a técnica médica que equilibra e harmoniza a energia interna do organismo com as energias do ambiente, por isso, a utilização da acupuntura é benéfica para tratar dores e doenças, e principalmente, agir de forma holística-preventiva para evitá-las, tendo em vista que, para a medicina chinesa, corpo e mente são inseparáveis.

Um dos princípios fundamentais dessa prática é a observação minuciosa do paciente, observando aspectos como a face do paciente, a pele, a voz, a postura, etc.

Entendendo que os males de fora adoecem o interno e vice versa. Na medicina chinesa, as emoções podem ser associadas à desarmonia e, nesse caso, a acupuntura é uma das alternativas para regular as funções energéticas do corpo, além de ajudar o paciente a relaxar.

Na acupuntura, o corpo é visto como uma unidade, como um todo que se relaciona. Dessa maneira, nenhuma doença é isolada, ela sempre atinge todo o equilíbrio fundamental para o bom funcionamento do corpo e fluidez das energias.

Indicações para o uso da acupuntura

Ela funciona reforçando o sistema imunológico, melhorando problemas gastrointestinais, respiratórios, musculares, urológicos, endocrinológicos, psicológicos e neurológicos, ginecológicos, ortopédicos e até mesmo dermatológicos.

Trata também de doenças físicas ou emocionais como sinusite, asma, enxaqueca ou artrite por exemplo.

Além de apresentar muito sucesso na redução de dores em casos de fibromialgia, osteoartrite e dores localizadas nas costas, tratamento de náuseas e vômitos em pacientes que se submetem a quimioterapias ou cirurgias, e diminuição da tensão emocional.

É utilizada também para curar vícios como alcoolismo, tabagismo e dependência de drogas, sendo muito benéfico junto com cuidados de enfermagem.

Para cada problema e dor, existe um tipo específico em que se utiliza a acupuntura. Além das indicações para problemas já falados, ela é muito indicada para pessoas que sofrem com dores de cabeça e enxaqueca. Vamos conferir como a acupuntura funciona no tratamento de cefaleia.

Tratando a dor de cabeça com acupuntura

Sabemos que a dor de cabeça pode ser causada por inúmeros fatores, como estresse, sono, estados emocionais, fadiga, etc. Os tipos mais comuns de dores de cabeça são: enxaqueca, tensional e estresse.

Segundo dados médicos, o tratamento com acupuntura para dor de cabeça é indicado para cefaleias e enxaquecas oriundas de origem energética (alteração nos meridianos de acupuntura) e inflamatória.

O efeito da acupuntura é analgésico e anti-inflamatório, uma vez que a inserção das agulhas estimula as terminações nervosas existentes na pele, enviando, dessa maneira, mensagens até ao cérebro, o que desencadeia diferentes efeitos no corpo.

Ela é um método alternativo que pode substituir o uso de medicamentos, dependendo do caso e do quadro (isso deve ser orientado por um profissional). O objetivo da acupuntura é tornar as crises de dores de cabeça menos intensas e menos dolorosas.

No entanto, é necessário avaliar qual a causa da cefaleia, uma vez que a acupuntura é indicada para todos os tipos de dores de cabeça que não estejam vinculadas a uma doença base. Exames de rotina são essenciais.

Ela não só melhora as dores, como também contribui para a melhoria do sono, do humor, do relacionamento com os amigos e com a família, melhorias no ambiente de trabalho com relação ao desempenho e à confiança.

Conhecendo outros benefícios da acupuntura

A acupuntura é um método medicinal alternativo, mas que necessita de um profissional qualificado para a sua realização.

Assim como há o cuidado em contratar alguma empresa de enfermagem domiciliar para Check up para idosos, o cuidado na acupuntura deve ser igual, uma vez que a acupuntura complementa o tratamento indicado pelo médico.

Indicada para tratar de diversos problemas, a acupuntura apresenta resultados muito satisfatórios em relação ao tratamento de dores de cabeça, mas os seus benefícios vão além:

  • Diminuição dos sintomas de ansiedade e depressão;
  • Diminuição de problemas estomacais;
  • Redução do estresse;
  • Acelera a recuperação de lesões;
  • Diminuição dos sintomas da TPM.

Então, vale muito a pena pesquisar e entender melhor sobre a acupuntura. Afinal, métodos eficazes que nos ajudam a viver melhor são sempre bem vindos, não é mesmo?

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *