Exercícios

7 benefícios que só o pilates pode oferecer

Com a correria e o stress do dia a dia, acabamos desencadeando diversas complicações de saúde, que podem nos incomodar de diversas formas.

Se você não consegue lidar com a rotina, sente cansaço o dia inteiro e sofre com dores na coluna e cabeça, o pilates pode ajudar a relaxar.

Todos já ouviram falar de pilates, mas nem todos sabem de sua origem, seus benefícios e a quem é indicado.

Isso ocorre porque só agora a prática está se popularizando, por conta dos seus resultados rápidos, eficientes e duradouros. Unir corpo e mente em busca do equilíbrio: esse é o principal objetivo do método.

Por meio de exercícios específicos e da respiração controlada, o pilates ajuda a diminuir a tensão, aumenta a concentração e fortalece a musculatura.

O método consiste na observação e percepção das necessidades do aluno

Qualquer pessoa pode participar da aula de pilates, desde idosos a gestantes. Mas, vale lembrar de que quem sofre com problemas na coluna cervical, precisa consultar um médico antes de iniciar a prática.

Pois, alguns exercícios podem sobrecarregar a lombar. Você pode começar em um studio de pilates completo, porque quanto mais aparelhos, já que cada aparelho tem uma função, maior é a variedade de exercícios que podem ser executados.

Se não conseguir praticar com os equipamentos, você pode optar por fazer pilates em sua sala. Só será necessário comprar um tapete ou tatame especial.

Porém, a prática das primeiras experiências com pilates, não são recomendadas para se fazer sozinho em casa. Alguns beneficios do pilates, para te motivar a praticar:

  • Combate ao estresse – ao realizar os exercícios, é exigido praticamente um ritmo respiratório e de concentração;
  • Corrige a postura – a coluna é alongada constantemente ao longo dos exercícios, com isso, os músculos que sustentam a região acabam adquirindo força;
  • A prática do exercício traz melhora na coordenação motora – o conhecimento corporal é desenvolvido e trabalhado, pois as sequências de exercicios de pilates demandam equilíbrio e coordenação, que podem evoluir com a prática;
  • Melhora o ato de respirar – por mais surpreendente que pareça, nem todos sabem respirar corretamente e as aulas estimulam o diafragma ao inspirar e exalar;
  • Melhoramento da performance – a atividade tem foco no desempenho da musculatura central do corpo, com exercícios que trabalham tronco, pélvis e ombro;
  • Desenvolve o foco – os exercícios obrigam o praticante a se focar na respiração e movimento corporais, ambos isoladamente e em conjunto;
  • Aumenta o bem-estar – com as técnicas de respiração e concentração, o exercício prepara o nosso psicológico;
  • Melhora o sono – relaxa o corpo e a mente.

O pilates é uma ótima opção para você que busca relaxamento

Muitas pessoas que não se sentem à vontade com os exercícios da academia, têm a curiosidade sobre o pilates realmente emagrecer, mas talvez, sozinho, a atividade não seja tão eficiente.

O pilates emagrece se houver a combinação com exercícios aeróbicos, além de uma dieta balanceada e rica em nutrientes, para que a perda de peso seja real e permanente.

O ideal é comunicar o desejo ao seu educador físico, porque ele irá orientar a série de exercícios que você deverá fazer e outras atividades, que deverão ser praticadas para eliminar o peso.

Segundo pesquisas realizadas voltadas para a melhoria de qualidade de vida, o preço para a aula de pilates em São Paulo é de R$ 339,35, em média.

Esses preços variam de acordo com a região do município. Para fazer apenas uma aula por semana, a zona sul é relativamente o lugar mais caro, em média.

E a região central é a que possui aulas mais baratas. A média mensal da zona leste fica entre as mais baratas, seguido de zona norte e zona oeste.

Caso o deslocamento seja fácil, pode valer a pena fazer aulas em um local um pouco mais distante ou em outra região da cidade.

Os valores para aulas em grupo, são mais baratos do que para aulas individuais. A média de preços para aulas em grupo, chega a ser um quarto (25%) a menos que as aulas individuais.

A aula de pilates preço é um pouco elevada, mas também é preciso ter em mente que ele tem um custo-benefício quase imbatível, por conta dos diversos benefícios que nós já citamos.