Cuidados

5 dicas incríveis para escolher a peruca ideal para você

As perucas são de grande ajuda, para as pessoas que sofrem com perda de cabelo, mas são usadas por todo tipo de pessoas, que queiram uma mudança rápida e não definitiva de visual.

Uma boa peruca, cuidadosamente escolhida, pode passar totalmente despercebida, trazendo assim, mais confiança para o indivíduo e evitando possíveis constrangimentos.

A calvície masculina e feminina

A calvície masculina, é uma queda de cabelo que atinge quase 50% dos homens. Ela pode ser gradual e lenta, mas também pode acontecer de maneira bem rápida e começa depois da idade adulta.

A calvície masculina é um grande problema para alguns homens, ao ponto de diminuir sua autoestima e até causar problemas sociais.

Nos casos onde a calvície é muito precoce ou em estado avançado, é comum recorrer ao uso de perucas.

Mas, o público masculino não é o único a buscar pelo produto. As mulheres também optam pelas perucas, por dar versatilidade ao visual.

Algumas usam por gostarem da mudança constante de visual e outras, utilizam por possuírem algum fator relacionado à queda capilar e não se sentirem confortáveis em usar a cabeça raspada.

Para as mulheres, as perucas ficam ainda mais naturais, já que o cabelo esconde todos os detalhes. De forma que, para uma mulher que não gosta de usar lenço, a peruca é uma boa opção.

A queda de cabelo pode ser ocasionada por quimioterapia

Perucas para quem faz quimioterapia, também é um grande ramo do mercado. Um dos principais motivos, que levam mulheres à procurar por perucas, é a queda de cabelo ocasionada por tratamentos contra o câncer.

Para evitar um cabelo falhado, os pacientes submetidos à quimioterapia costumam raspar a cabeça toda. Para os homens, é um processo mais natural.

Porque na nossa sociedade, geralmente, os homens usam cabelos mais curtos e muitos já o usam raspado. Porém, pode ser um difícil processo de adaptação para as mulheres.

É normal e importante gostar de si mesmo, porém para muitas mulheres, o cabelo comprido é parte fundamental da sua própria identidade visual.

Então, nesses casos, a cabeça raspada, pode causar grande estranheza, queda de autoestima e até depressão, causada pelo apego ao cabelo.

Algumas organizações, tendo em vista essa necessidade e que muitas vezes, essas mulheres, que já passam por situação de saúde difícil, não possuem recursos suficientes para adquirir boas perucas sob medida, levam perucas de graça à essas mulheres que precisam.

Vamos a algumas dicas de como você pode escolher a peruca ideal

A escolha da peruca adequada para o formato do rosto, o material, as necessidades e o gosto de quem irá utilizar, é importante para o uso.

1 – Cor certa

A cor da peruca tem que ser cuidadosamente avaliada. O primeiro ponto, é o gosto da pessoa, se você não gosta de coisas chamativas, talvez luzes não seja o ideal para você.

Principalmente, se você for usar no dia a dia. A identificação da pessoa com a cor da peruca, também é importante.

Ela tem que se sentir confortável com aquela nova identidade visual de si mesma, da mesma forma que quando alguém pinta o cabelo.

A cor da peruca tem que ser analisada de acordo com o tom de pele e traços físicos da pessoa, se ela quiser um visual mais natural. Da mesma forma que o tipo de cabelo.

2 – Formato do rosto

Outro fator importante para se notar, é o formato do rosto da pessoa. O formato do rosto, dirá o tipo de peruca que combina melhor com você.

Rostos compridos, redondos, finos ou alongados, necessitam de perucas diferenciadas “para combinar”. Em uma loja especializada, os atendentes poderão te ajudar com essa questão.

Já que, nem sempre os compradores sabem algo sobre o assunto ou tem uma visão correta de si mesmos.

3 – Qualidade

Seja qual for o tipo de peruca, é importante procurar uma loja especializada. Se você estiver em São Paulo, por exemplo, procure por uma confecção de perucas SP e veja os produtos com procedência e confiáveis.

4 – Finalidade

A finalidade da peruca deve ser analisada. Se for uma peruca para ser usada no cotidiano, em todas as situações ou só para lazer e passeio.

Se for comprar mais de uma também. São fatores importantes para a escolha correta. E quanto custa peruca de cabelo natural?

5 – Sintética ou natural

Dependendo da finalidade e do quanto se pretende investir, as perucas ideais podem ser sintéticas ou naturais. Muitas pessoas não sabem quanto custa uma peruca de cabelo natural.

Por isso, ao descobrirem, optam pela sintética. Mas, embora o preço seja mais alto, a peruca natural tem vários benefícios, como a estética superior, por exemplo.

O preço de perucas varia muito, podendo ser encontradas entre R$50,00 e R$500,00 – e até muito mais.