Equipamentos

5 coisas que você não sabia sobre os aparelhos de raio-x

Como um dos setores mais importantes dentro de um hospital, a radiologia realiza diagnósticos e até tratamento de algumas doenças. É uma especialidade médica que necessita de 3 a 6 anos de residência após terminado o curso de graduação em medicina.

Você com certeza já tirou uma placa de raio-x, não é mesmo? Se não, conhece alguém que quebrou a perna ou teve algum outro tipo de rompimento, geralmente na infância, não é? Muitas vezes, a aplicação de gesso sucede a passagem pelo setor da radiologia.

Nesse artigo, confira mais sobre Aparelho de rx e como esse dispositivo tão essencial pode ajudar em vários procedimentos médicos determinantes. Afinal, existem diversas informações interessantes sobre esses dispositivos que muitas pessoas não sabem.

Radiologia

Recentemente, essa especialidade mudou de nome e passou a ser chamada de radiologia e diagnósticos por imagem. Isso porque nem todos os exames feitos nesse setor são necessariamente vinculados ao uso de radiação. Exemplos muito conhecido são a ultrassonografia e a ressonância magnética.

O físico Wilhelm Conrad Röntgen foi quem deu nome a esta famosa técnica, até hoje conhecida como raio-X. Hoje, os utensílios e dispositivos disponíveis para a execução desse processo são muito mais avançados, de forma que ultrapassam infinitamente o desempenho da ideia desenvolvida na Alemanha há mais de 100 anos.

Vantagens

A tomografia computadorizada e a mamografia estão aí para comprovar que, ao alinhar saúde e tecnologia, os seres humanos conseguem trabalhar em nome da preservação da vida. O diagnóstico por radiação permite dimensionar:

  • Fraturas de ossos;
  • Tumores;
  • Doenças neurológicas;
  • Lesões musculares;
  • Rompimentos.

Além disso, Aparelho de rx digital consegue fornecer informações muito mais precisas e detalhadas do que aquelas que eram emitidas pelos sistemas mais antigos, antes da informatização de muitos equipamentos hospitalares.

Vale lembrar que a prevenção é sempre a melhor forma de evitar problemas de saúde, mas os aparelhos de diagnóstico também são fundamentais para que muitas vidas sejam salvas todos os dias no mundo inteiro. Por isso, não deixe nunca de fazer seus exames!

Radiologia convencional

Nesse método tradicional, que foi o primeiro a ser desenvolvido, é necessária a utilização de um chassi com écran e também de filme radiográfico.

Dependendo do exame, pode-se usar uma estativa ou uma mesa, o importante é inserir o filme no chassi e posicioná-lo na chamada gaveta bucky.

A radiação é disparada por aparelho de rx convencional na direção do paciente, de forma que a energia pode atravessar seu corpo e, por meio das informações obtidas pelos haletos de prata do filme, produzir uma imagem a respeito do que foi gerado durante o processo.

Nesse sistema, o processamento radiográfico só é possível por meio da utilização de certas substâncias químicas, dificultando o manuseio e impedindo um funcionamento mais prático e instantâneo.

Modernização

Com a demanda do setor hospitalar que tem surgido nas últimas décadas, renovar maquinários, equipamentos e utensílios é uma tendência. Afinal, a tecnologia apresenta transformações constantes e é preciso acompanhá-las para oferecer o melhor desempenho ao paciente.

Por isso, aparelho de rx digital portatil é indispensável para muitos profissionais da medicina e em ambientes onde processo radiológicos precisam ser conduzidos de forma mais prática.

No sistema moderno da radiologia digital não é necessário utilizar chassis e seu funcionamento é diferente dos demais tipos de aparelhos.

Embora ele siga o mesmo mecanismo do sistema convencional, oferece o importante diferencial de mover o receptor da imagem, que pode ser livremente movimentado durante o exame.

Opções versáteis

Em meio a tantas possibilidades inovadoras, Flat panel rx oferece o que há de melhor na produção de imagens digitais em radiologia. Por meio de um conversor (digital ou analógico), esse dispositivo consegue transformar a energia recebida da radiação em sinal elétrico para que possa gerar, por fim, sinal digital a ser enviado para o computador, onde será lido por um software adequado.

As opções, portanto, são bastante variadas e podem atender uma série de demandas diferentes, como aparelho de rx odontologico. O mais importante é exigir técnicas e equipamentos que realmente são eficazes e garantem o desempenho necessário.

Principalmente quando se trata da saúde, não podemos arriscas, não é mesmo? Por isso, conte com fornecedores de excelência e disponha sempre de pessoas treinadas para lidar com cada método. Isso vai garantir uma experiência mais eficaz em um momento onde cada minuto pode fazer toda a diferença.