Exercícios

5 benefícios dos esportes para as crianças

Há vários benefícios da prática de esportes para crianças, como ter uma vida mais saudável, melhorar o sono e a saúde. Isso pode ser alcançado com aula de pilates, por exemplo.

As atividades extracurriculares ao ar livre ou em academias ajudam as crianças a explorar e desenvolver habilidades que são consideradas benéficas ao longo das suas vidas.

Ao participar de esportes, como uma Aula de hidroginástica, as crianças são expostas a vários benefícios mentais, sociais, emocionais, físicos e educacionais.

Alguns desses benefícios você confere a seguir.

1. Desenvolvimento da autoestima

A participação em um esporte pode ajudar no desenvolvimento da autoestima e da autoconfiança da criança. Gestos de um colega de equipe, como um tapinha nas costas ou um aperto de mão quando um jogo acaba, ajudam a aumentar a confiança.

Além disso, palavras de elogio ou de encorajamento do treinador da academia de artes marciais ou dos outros atletas ajudam a construir a autoestima. Isso também ajuda a aprender a confiar em suas próprias habilidades e se esforçar em suas atividades.

No entanto, uma coisa que deve ser lembrada é que a autoestima não deve ser distinguida com base em ganhar ou perder. A crítica construtiva deve ser uma parte importante para ajudar as crianças a aprender sobre como aceitar suas fraquezas e trabalhar nelas para evoluir.

Para fazer isso, você pode incentivar seu filho a praticar esportes e sempre perguntar se ele gostou ou não. Vestir um kimono para competição não significa que seu filho tem que ganhar sempre.

2. Criar habilidades sociais

A prática de esportes ajuda as crianças a desenvolver habilidades sociais que as beneficiam mesmo quando envelhecem. Praticar esportes ensina sobre trabalho em equipe e cooperação com os demais. Eles aprendem a interagir com pessoas de diferentes idades.

Além disso, ingressar em uma equipe esportiva ajuda a dar às crianças uma sensação de pertencer, e dá a elas a oportunidade de fazer amigos.

Com um maior círculo de amizades, isso ajuda a melhorar as habilidades de comunicação, o que os ajudará em suas futuras carreiras e relacionamentos interpessoais..

3. Aceitar as derrotas

Nem sempre vencemos, isso se aplica a todas as esferas da vida, e o esporte é uma maneira das crianças aprenderem a aceitar as derrotas e frustrações desde cedo, o que estimula o engrandecimento pessoal e, futuramente, profissional delas.

Por meio dos esportes, é possível aprender que é mais importante se esforçar e tentar novamente do que estar sempre em primeiro lugar.

4. Manter a disciplina

Um esporte requer que os atletas mantenham uma rígida disciplina. Essa disciplina pode ser mental, física ou tática.

Para se tornar melhor em qualquer esporte, assim como na Escola de ballet, você precisa ter disciplina. Sem autocontrole, seria difícil ter sucesso em qualquer esporte. A disciplina ajuda a criança a atingir seus objetivos e também atingir seu potencial máximo.

Nos esportes, seu filho precisa seguir um conjunto de regras, receber ordens e aceitar as decisões tomadas pelo técnico. Boa disciplina é apreciada nos esportes.

Ao ouvir o treinador e os colegas, o seu filho aprenderá uma importante habilidade para a vida que o ajudará ao longo dos anos. Até mesmo para utilizar os aparelhos de pilates, é preciso ter disciplina para obter sucesso em seus objetivos.

5. Desenvolver trabalho em equipe

O trabalho em equipe é uma habilidade necessária para aprender desde cedo. Uma equipe não pode ter sucesso a menos que trabalhe junto.

O esporte proporciona às crianças a importante lição de aprender a trabalhar em equipe. Todo mundo tem que se unir para alcançar o objetivo.

Trabalhando juntos, eles aprenderão os pontos fortes e fracos um do outro e serão mais capazes de decidir e criar estratégias para o melhor plano para a equipe. Isso sem dúvida, os ajudará em suas futuras vidas e carreiras também.

Enfim, existem vários benefícios da prática esportiva para o seu filho. Eles mostram o quanto uma criança pode aprender fora da sala de aula também. No entanto, para que seu filho pratique um esporte, talvez seja necessário incentivá-lo.

Você pode ajudar seu filho a se tornar ativo nos esportes de várias maneiras:

  • Seja fisicamente ativo em esportes, servindo como exemplo;
  • Apoie os esforços de seu filho no esporte;
  • Tente limitar o tempo gasto em atividades como navegar na internet;
  • Pratique pelo menos um esporte junto com seu filho.

Então, porque esperar mais? Matricule seu filho em um esporte que ele queira aprender e bons treinos!

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *